UnirG participa do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

26 de Abril de 2016

Na última semana, professores e alunos dos cursos da saúde do Centro Universitário UnirG participaram do 4º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. O evento ocorreu entre os dias 18 e 20, em Palmas/TO.

congressosaude1Ao todo 20 representantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Medicina estiveram presentes. Cerca de 1.500 pessoas entre profissionais e estudantes participaram do evento que contou com palestras, oficinas e mesas-redondas nos diversos temas relacionados à área.

congressosaude3Segundo a coordenadora de Educação Física, Eliana Zellmer, a presença da UnirG em eventos desse porte é de suma importância, para dar visibilidade mas também para compartilhar conhecimento com instituições que levaram relatos de experiências e assuntos importantes na área da saúde básica da região norte e nordeste do país.

“Em relação à área da Educação Física ficou nítida a importância do profissional nos mais variados segmentos da saúde básica. Porém, precisamos avançar na contextualização e valorização, pois temos muitas possibilidades de atuação na área da saúde com participação no SUS em programas e projetos de ações de tratamento e reabilitação”, disse a professora.

Zellmer acrescentou ainda que, apesar do profissional de educação física estar inserido no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ainda é preciso ampliar as discussões da congressosaude5formação dos profissionais da área. “Eles precisam atuar com mais potência congressosaude2em espaço de atenção da saúde da população. Outros profissionais da saúde e gestores precisam perceber a importância deles e acolhê-los com vistas de uma atuação multidisciplinar”, avaliou.

A ideia do evento foi deflagrar o processo de discussão e qualificação da transparência e controle na gestão do SUS, a partir da troca de experiências e valorização das congressosaude4especificidades regionais do Norte e Nordeste, a fim de instrumentalizar e respaldar os gestores municipais de saúde no desenvolvimento de suas atividades.

Na ocasião, a UnirG organizou um espaço para divulgação das ações dos cursos da Instituição.