Publicado edital para bolsistas e voluntários dos cursos de Medicina e Enfermagem

12 de Abril de 2016

Está aberto até no próximo dia 15, o prazo de inscrição para o processo seletivo para bolsistas e voluntários dos cursos de Enfermagem e Medicina, do Centro Universitário UnirG. Os acadêmicos irão atuar no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/ GraduaSUS, aprovado pelo Ministério da Saúde. O programa é uma parceria entre a Instituição e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus).

O interessado deverá preencher a ficha de inscrição e entregar na coordenação do curso ao qual pleiteia a vaga, das 08h às 11h e das 14h às 17h.

Para cada um dos dois cursos (Enfermagem e Medicina), a oferta é de 02 vagas para bolsistas e 18 para estagiários. O candidato deverá estar matriculado e ter disponibilidade para exercer oito horas semanais.

A seleção será em duas fases. Na primeira, com o preenchimento da ficha de inscrição e na segunda, por meio de entrevista, que serão realizadas no dia 28 deste mês. Os acadêmicos de Medicina serão entrevistados na coordenação do curso e os estudantes de Enfermagem, na sala de reunião do curso de Fisioterapia. Os horários estão previstos para serem divulgados no próximo dia 20.

O início das atividades do Programa HiperDia está previsto para maio de 2016 e terá duração de dois anos.

Outras informações como atribuições do estagiário, critérios de classificação e remuneração da bolsa podem ser vistos no edital completo aqui.

O projeto

O projeto foi submetido em setembro, ao edital n.13 da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS). A aprovação foi divulgada no último dia 04.

“O projeto foi o único aprovado no Tocantins, tornando-se um marco, pois é a primeira vez que o município e a UnirG participam do PET –Saúde”, disse a professora da UnirG, Sávia Herrera.

São 14 bolsas de remuneração para o grupo de docentes, discentes e trabalhadores do SUS participantes pagas pelo PET –Saúde/GraduaSUS com referência nas Bolsas de Iniciação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para cada modalidade.

O projeto é o ponto de partida para elaboração do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), em Gurupi, contemplando o desenvolvimento de atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão para o cuidado em saúde, com base nas necessidades sociais em saúde e considerando a capacidade de promover o desenvolvimento regional no enfrentamento de problemas de saúdes prevalentes.

A coordenadora geral do projeto é a chefe de divisão de acompanhamento da Atenção Básica e Estratégia da Saúde da Família do Município de Gurupi, Lorena Aparecida Gonçalves de Assis; o coordenador do grupo do curso de Medicina é o professor e médico Marcos Renato Herrera e a coordenadora do grupo do Curso de Enfermagem é a professora Maria Imaculada da Silva Pinheiro. Participaram da elaboração do Projeto, a reitora, drª Lady Sakay, a vice-reitora Me. Janne Marques Silveira, o pró-reitor de Graduação e Extensão, Dr. Marcos Gontijo e a professora Sávia Herrera.