Inova Gurupi: direção da UnirG e empresários participam do lançamento da sala de inovação da UFT

01 de Abril de 2016

Ambiente Inspira, a primeira sala de inovação do projeto Inova Gurupi foi lançada ontem, 31, em um encontro com autoridades e empresários na sede da Habite, a incubadora de empresas da Universidade Federal do Tocantins, campus de Gurupi (UFT). Estiveram presentes o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a reitora da UnirG, Lady Sakay, o coordenador geral do Inova Gurupi, Eduardo Lemus, entre outras autoridades.

AInova cafe empresarios Prof Eduardo

A reunião teve o objetivo de apresentar aos empresários da cidade a sala de inovação, um ambiente que busca aproximar os estudantes do campo da ciência e da tecnologia, a partir do estímulo à curiosidade, expressão de ideias e aprendizagem colaborativa. Espaços como esse já são utilizados em organizações de todo o mundo, com a proposta de fomentar a criação de novos projetos.

“Estamos no caminho certo e hoje damos mais um passo importante. Não tenho dúvidas do quanto o Norte do Brasil irá ganhar com o Inova Gurupi assim que as pessoas compreenderem efetivamente a abrangência desse projeto”, disse o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira.

AInova cafe empresarios Pref LaurezOs estudantes que integram o projeto apresentaram o espaço e convidaram os empresários a investirem na estruturação do local, que deverá passar por reformas e receber móveis adequados. O projeto arquitetônico do Ambiente Inspira foi desenvolvido por acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UnirG sob a orientação dos professores Auri Feres, Ângela Mendes e Adriana Terra. Alunos dos cursos de Artes Cênicas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT também participaram da concepção do projeto geral sob a supervisão das professoras Cláudia Auler e Anne Raelly Pereira.

De acordo com a Cláudia Auler, coordenadora do Ambiente Inspira, as atividades deverão ser AInova cafe empresarios estudantesconduzidas pelos próprios estudantes sob a orientação de professores. “Deveremos ter encontros com profissionais de diferentes áreas para discussão de ideias e ações que atendam os alunos que possuem projetos ligados à incubadora da UFT ou estudos acadêmicos. Por estar dentro da Habite, a sala também irá proporcionar o contato dos empresários com os alunos, de forma que as demandas dos empreendedores sejam resolvidas aqui, utilizando a capacidade técnicas que os estudantes possuem”.

“Um programa dessa natureza, com a integração de profissionais de diferentes áreas, faz com que eu perceba em que posso ser útil à sociedade, a partir das minhas ideias enquanto estudante universitário. O conhecimento que eu já adquiri em sala de aula irá servir para criar soluções para problemas que a comunidade local enfrenta”, explica o acadêmico do 4º período de Engenharia Civil da UnirG, Thiago Antunes.

AInova cafe empresarios plateiaA colaboração entre profissionais e estudantes de várias áreas é uma das características do projeto. “O cenário econômico atual mostra a importância de agregar diferentes áreas do conhecimento, experiências diversificadas e a criatividade para promover a inovação. Entendemos que a aprendizagem colaborativa pode refletir diretamente na economia atual de forma positiva e nosso objetivo é contribuir com a comunidade gurupiense em seus espaços comunitários”, disse Iohanna Gabrielle Kuckelhaus, aluna do 9º período de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT.

A reitora da UnirG, Lady Sakay, destacou o envolvimento dos acadêmicos e convidou o grupo de estudantes para apresentar o projeto em Belo Horizonte (MG) para gestores de instituições de ensino que participam de um MBA em Administração Acadêmica e Gestão Universitária.

AInova cafe empresarios Lady SakayPara o presidente da Fundação UnirG, Sávio barbalho, “a articulação entre as três principais instituições de ensino de Gurupi gera um grande benefício para a sociedade. Estamos articulando a implantação da incubadora de empresas da UnirG que, em breve, estará em funcionamento ampliando as ações”.

A participação das empresas é uma importante etapa do Inova Gurupi, que visa uma integração entre instituições de ensino, poder público e a sociedade em prol do desenvolvimento regional. “A sala de inovação é o primeiro passo para que possamos integrar os três atores que compõem o Inova. Essa ação dá início a essa parceria que é de fundamental importância para o sucesso do programa”, disse o coordenador do Inova Gurupi, Eduardo Lemus.

Um dos empresários presentes do encontro, Lúcio Guimarães, parabenizou a iniciativa ressaltando que "esse é um momento divisor de águas na História de Gurupi. É um trabalho que deve ser apoiado e certamente não apenas o setor empresarial irá ganhar, mas toda a cidade poderá colher os frutos desse projeto".

Estão previstos ainda novos habitats de inovação: uma Plataforma de Inovação será implantada no IFTO e a UnirG irá sediar mais uma sala de inovação.  Futuramente existe a possibilidade de que uma sala dessa natureza seja construída para atender toda a comunidade estudantil e o setor empresarial de Gurupi.

A expectativa é de que o Ambiente Inspira esteja em funcionamento em julho desse ano.

Ambiente Inspira1

Ambiente Inspira2