Fundação, Reitoria e acadêmicos discutem ações para melhorar segurança

29 de Março de 2016

Na manhã de hoje, 29, representantes da direção da UnirG e estudantes reuniram-se no auditório do campus I para discutir ações que possam melhorar a segurança nos campi da Instituição. Participaram do encontro o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a reitora Lady Sakay e o presidente do Conselho Curador Gomercindo Tadeu Silveira.

Reuniao Seguranca UnirG 1O presidente Sávio Barbalho abriu a reunião destacando o crescente número de ocorrências policiais em Gurupi. “A insegurança é geral. Não é uma situação isolada, é um problema amplo que não atinge somente a nossa Instituição. O que é da nossa competência estamos procurando fazer e devemos pressionar as autoridades competentes para que cumpram com suas obrigações”, disse.

Barbalho apresentou ofícios que foram enviados ao 4º Batalhão da Polícia Militar, desde 2013, solicitando maior patrulhamento nas imediações dos campi.

Em 2014 a UnirG emprestou a chácara da Instituição para que a corporação realizasse um curso de formação de soldados. “Foi firmado um acordo que previa que a PM instalasse placas que identificassem a chácara como sendo de uso militar e ainda a presença ostensiva da PM no local. Porém isso não ocorreu”, afirmou.

Reuniao Seguranca UnirG 3O presidente explicou que está em curso a licitação para a construção de cerca e guarita no campus I e há um estudo para que seja implantado um sistema monitoramento eletrônico.

A reitora Lady Sakay destacou a importância da UnirG ingressar no debate sobre segurança pública e implementar medidas protetivas. “Precisamos entender melhor o que é segurança pública e nosso papel como cidadãos nesse contexto. Devemos envolver a UFT, UnirG, IFTO e CDL em uma articulação conjunta para buscar soluções para a segurança não apenas nas Instituições, mas em toda a cidade”, disse Sakay.

Sakay destacou a parceria que foi firmada com o 4º BPM para a oferta do curso de Promotor de Polícia Comunitária para docentes e servidores técnico administrativos da UnirG e do Instituto Federal de Tecnologia do Tocantins (IFTO) e  Agente de Polícia Comunitária para acadêmicos da UnirG. O objetivo é introduzir e fortalecer a participação da comunidade acadêmica nas questões de segurança. Os cursos serão realizados nos meses de abril e maio.

Reuniao Seguranca UnirG plateiaPara o presidente do Conselho Curador Gomercindo Tadeu Silveira, é necessária a união de toda a comunidade acadêmica para que haja uma mobilização que solicite maior atuação do Estado nesse debate.

Estudantes, professores e servidores também apresentaram sugestões, como a implantação de uma base da Polícia Militar, entre outras.

Ao final do encontro foi acertada a participação de uma comissão da UnirG na audiência pública que será realizada pela OAB em Gurupi no dia 07 de abril, às 09h.

Segundo a reitora Lady Sakay, o grupo será composto por membros das Ligas Acadêmicas, Atléticas, coordenações de cursos, representantes de turmas, Centros Acadêmicos, Apug, DCE e Conselho Curador. Essa comissão deverá apresentar sugestões durante a audiência pública.