Parceria entre UnirG e 4º BPM visa promoção da segurança em Gurupi

23 de Março de 2016

A Reitoria do Centro Universitário UnirG e o 4º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins firmaram uma parceria inédita na Instituição, com a proposta de introduzir e fortalecer a participação de professores, servidores e alunos nas questões de segurança.

A educação superior enquanto formadora de opinião precisa conhecer e discutir políticas públicas voltadas para a segurança. Essa parceria vem ao encontro da necessidade de buscar soluções para o problema da violência e a necessidade de compreender e atuar de maneira mais efetiva na área da segurança pública. É um campo de interesse para estudos e pesquisas”, explica a Reitora da UnirG, Drª Lady Sakay.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão cursos de capacitação e produção de conteúdo informativo para mídias sociais e para sites sobre temas relacionados à segurança pública.

Nos meses de abril e maio e será oferecido o curso de Promotor de Polícia Comunitária para 50 docentes e servidores técnico administrativos da UnirG e do Instituto Federal de Tecnologia do Tocantins (IFTO). A carga horária será de 32 horas. As inscrições para docentes serão realizadas nas coordenações dos cursos e os servidores da UnirG serão indicados pela Fundação.

Para os acadêmicos será aberto o curso de capacitação Agente de Polícia Comunitária, com carga horária de 12 horas. As inscrições estarão abertas a partir do dia 30 de março na Plataforma IOW.

Essas atividades têm a proposta de informar a comunidade sobre a participação no processo de promoção da segurança pública preventiva, orientada pela filosofia de Polícia Comunitária.

Além disso, quinzenalmente serão veiculadas notícias no site da UnirG sobre a Carta de Serviços ao Cidadão, uma publicação do 4º Batalhão da Polícia Militar, que contém informações sobre os serviços prestados pelo 4º BPM e orientações de segurança. Também serão desenvolvidos posts para a página da UnirG no Facebook, com dicas de segurança.

“Nosso objetivo é de que todos dos membros da comunidade acadêmica possam ser multiplicadores e adquiram uma postura participativa em seus espaços de convivência. A parceria com a Polícia Militar irá propiciar o desenvolvimento de ações informativas e preventivas com relação a manutenção da segurança individual e coletiva”, destaca a Reitora Lady Sakay.