Congresso de Medicina do Tocantins reúne mais de 500 pessoas

21 de Março de 2016

Neste fim de semana, dias 19 e 20, estudantes, professores e médicos reuniram-se no 1º Congresso de Medicina do Tocantins (Cometo) para discutir assuntos relacionados a área. O evento ocorreu na sede do Clube da Ordem dos Advogados do Brasil subseção Gurupi (OAB), promovido pelos Centros Acadêmicos de Medicina da UnirG, UFT de Palmas, além do Itpac de Porto Nacional e  de Araguaína.

cometo1O Congresso reuniu mais de 500 estudantes inscritos. Palestrantes renomados nacionalmente foram alguns dos destaques do evento, tais como: o presidente da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, Drº Antônio Carlos Lopes e o Drº Abrahão Afiune Neto que foi  Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O evento iniciou na manhã de sábado com a realização de palestras e cursos. A abertura oficial ocorreu a noite e contou com a presença do Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, da Reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, da Vice-Reitora, Me. Janne Marques, do Presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, do Professor e Diretor da UTI do Hospital Regional de Gurupi, Drº Luís Paulo da Silveira, do Coordenador de Medicina da UnirG, Gustavo Von Glen, do Presidente do Congresso, Valdir Rocha, entre outros.

De acordo com Laurez Moreira, “é importante quando alunos da UnirG saem à frente trazendo profissionais de nível nacional que os qualificam. Isso fortalece a Instituição e a regiãosavio cometo que poderá se servir desses futuros médicos”.

A Drª Lady Sakay também destacou a iniciativa dos estudantes. “É importante que os alunos sejam os grandes protagonistas na organização desse evento que uniu as três Instituições de Ensino do Estado. Essa iniciativa com certeza fará a diferença na formação deles”, ressaltou a Reitora.

O Presidente, Sávio Barbalho, parabenizou os alunos. “Só temos que apoiar a realização de um Congresso como esse, pioneiro no Estado que trouxe palestrantes renomados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa demostra o ensino de qualidade da UnirG, não só pelos professores que temos aqui, mas pela presença de profissionais reconhecidos nacionalmente que vieram trazer ainda mais conhecimento para nossos alunos”, afirmou.

O professor Drº Luiz Paulo Siqueira foi homenageado como presidente de honra do Congresso.

cometo ladyDando sequência ao evento, o Drº Abrahão Afiune ministrou sobre Doença Arterial Coronaria e o Drº Antônio Carlos Lopes também falou sobre A importância da relação médico paciente e suas repercussões clínicas.

As principais causas de microcefalia; Semiologia: abordagem ao paciente geriátrico; O que o clínico precisa saber sobre cirurgia bariátrica e metabólica; Judicialização da medicina e medidas preventivas contra processos, também foram alguns dos temas discutidos durante o evento.

“Essa é a oportunidade de recebermos ícones da docência e da Medicina no Brasil. É uma honra estar ao lado desses gigantes da área e dos meus professores, gerindo o curso da faculdade a qual me formei. Nossa região ainda é carente de profissionais, mas temos orgulho em saber que muitos deles foram formados na UnirG e contribuem para a melhoria do atendimento da saúde”, agradeceu o coordenador de Medicina da UnirG.

A programação do 1º Congresso de Medicina do Tocantins contou com a realização decometo2 palestras, cursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

Para a aluna do 6º período de Medicina da UnirG, Manuelle de Oliveira, o evento foi importante por servir como complemento no aprendizado. “Foi proveitoso conhecer pessoalmente escritores que fazem parte dos nossos estudos e são referências para nós, além da oportunidade de aliar teoria e vivência saindo do cotidiano da sala de aula”, avaliou.

O presidente do Congresso Médico do Tocantins, Valdir Rocha, agradeceu a participação de todos e destacou a importância do evento para o Estado.

“Estamos fazendo história promovendo o primeiro encontro com a participação da maioria dos palestrantes que são escritores importantes para nossa formação. Pela qualidade técnica que nosso estado tem, eu acreditaria minha saúde em qualquer médico formado aqui. Desejo que cada um dos colegas possa levar com orgulho o nome do Tocantins, que não deixa a desejar em nada os atendimentos dos principais centros do País”, finalizou o estudante.

O Congresso de Medicina contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Gurupi e da Fundação e Centro Universitário UnirG.

(Fotos: Thiago Oliveira - Ascom/UnirG)