UnirG estuda melhorias na segurança dos campi da Instituição

18 de Março de 2016

As pessoas que circulam nas mediações dos campi da UnirG constantemente têm sido alvo de bandidos,  que são atraídos pelo fluxo de pessoas. O aumento de infrações envolvendo alunos têm preocupado os gestores da Instituição, que há meses buscam junto ao poder público, soluções para manter a segurança dos locais.

Lady SakaySegundo a Reitora, Drª Lady Sakay, é preciso que toda a sociedade se una para que haja discussões sobre políticas públicas que promovam a segurança, não só nas proximidades da UnirG, mas também em toda a cidade.

“Já fizemos vários encontros esse ano com o comando da Polícia Militar em busca de propor soluções, criando uma ação conjunta de prevenção contra a violência. É possível fazer ações pontuais que amenizem a situação junto à população, para isso pretendemos formar parceria com o IFTO reunindo alunos, professores e comunidade para gerar discussões sobre políticas públicas, em benefício da segurança da nossa cidade”, disse Lady Sakay.

Dois cursos de capacitação de Promotor de Polícia Comunitária e de Agente da Policia Comunitário já são algumas das ações resultantes dessa reunião com o comando. A partir de abril, professores e servidores técnico-administrativos das duas Instituições de Ensino, UnirG e IFTO, serão instruídos para serem multiplicadores de ações preventivas de segurança. O curso será ministrado pela equipe da Policia Militar de Gurupi e de Palmas.

Para o Presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o problema da criminalidade é preocupante e não afeta apenas os arredores da Instituição, mas infelizmente todo o município.

“Várias intervenções já foram realizadas junto ao Estado pedindo a iluminação nos arredores doProf. Sávio Ginásio de Esportes, que está desativado, e junto a Polícia Militar para que se reforce a segurança, principalmente, em horários mais críticos, nos trechos que dão acesso aos campi, mas infelizmente os resultados ainda não têm sido suficientes”.

Barbalho disse ainda que a UnirG não pode assumir gastos com contratação de empresa de segurança extra campus, visto que os casos até agora ocorridos são fora do espaço de governabilidade da Instituição. “Na hipótese de contratação, a empresa de segurança teria competência de atuar apenas no âmbito interno e não nas áreas públicas, aonde os fatos vêm ocorrendo. Por outro lado, não se pode esquecer o debate que há nas mais diversas universidades, sobre a presença de agentes armados no recinto da Instituição e consequências que o ato pode gerar”, alertou Barbalho.

A Instituição tem tomado também outras medidas, a exemplo de se intensificar a cobrança de ação por parte do Poder Público Estadual, especificamente o policiamento; cercamento do campus I e a construção de guarita, cuja licitação encontra-se em curso e ainda estudo sobre possível instalação de câmeras. “As filmagens serviriam apenas para registro dos fatos, posto que o comando da PM informou não ser possível estabelecer vínculo direto com a guarnição, já que este não pode atender o contribuinte de forma isolada, mas sim dentro de um plano municipal de segurança”, finalizou o presidente.

Outra providência tomada pela Instituição foi a retirada de três caixas eletrônicos que também já foram alvo de assaltantes.

Manifestação de alunos

lady segurançaNo início dessa semana, alunos do Centro Universitário UnirG reuniram para reivindicar dos órgãos públicos e da Instituição, garantias de proteção aos arredores dos campi. O movimento ocorreu na noite de terça-feira, 15, em frente ao campus II da UnirG.

A Reitora, Drª Lady Sakay, a Vice-Reitora, Me. Janne Marque e o Pró-Reitor de Graduação e Extensão, Drº Marcos Gontijo, também compareceram no manifesto.

Insatisfeitos com o aumento de assaltos ocorridos na cidade e com o caso de dois colegas que na última segunda-feira, 14, foram vítimas de sequestro relâmpago, os estudantes exigiam medidas preventivas de proteção.

“Falta a união de todos os poderes para reforçar a segurança nos campi e a cooperação da polícia, do Estado e do Município. Pedimos a melhoria da iluminação nos arredores e no estacionamento da UnirG,  como também o reforço da segurança dentro da Instituição, pois o movimento de pessoas na área é muito grande”, disse a estudante do 3º período de Medicina, Amanda Bastos.