Serviço Escola de Psicologia oferece novos atendimentos gratuitos

08 de Março de 2016

A partir desta semana, o Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário UnirG (Sepsi) estará oferecendo duas novas modalidades de atendimento para a população de Gurupi e região: o plantão psicológico e o grupo terapêutico infantil.

SepsiPodem ser atendidas no plantão psicológico, pessoas em situação de crise, que estejam em estado de desequilíbrio momentâneo e que necessitem de uma atenção imediata e escuta ativa.

Já o grupo terapêutico infantil irá atender semanalmente crianças entre 8 e 11 anos, com o objetivo de estabelecer uma relação saudável entre a criança e o ambiente. Serão abordados traumas, conflitos visando a busca e a transformação da autonomia da criança para que ela se torne mais saudável e positiva.

Segundo a Coordenadora de Estágio do curso de Psicologia, Dulcimara Carvalho Moraes, a ampliação dos serviços busca suprir a grande demanda de atendimento nessas áreas. “São mais modalidades de atendimento para a comunidade, com a proposta de auxiliar na melhoraria da qualidade de vida da população”, destaca.

O Sepsi também oferece psicoterapia individual para adultos, adolescentes e crianças, atendimento terapêutico para casais e famílias. Atualmente o Serviço também atende instituições como Conselho Tutelar, Vara da Família, Defensoria, CRAS, CREAS, CAPS, escolas públicas e particulares.

O Sepsi está localizado na Avenida Guanabara, 1500, esquina com a rua nº 09, Centro (campus II). O horário de atendimento é das 08 às 12h e das 14 às 18h.

Conheça os demais serviços oferecidos pelo Sepsi:

- Triagem: é o primeiro contato do cliente com o Serviço Escola, na qual é feita uma averiguação para encaminha-lo à área que melhor atenda a sua necessidade.

- Avaliação Psicológica: é um procedimento que visa avaliar aspectos do comportamento e personalidade do indivíduo, por meio de instrumentos validados para conhecer questões relacionadas a aprendizagem, funções cognitivas, orientação vocacional e profissional.

- Psicodiagnóstico: avaliação que busca uma compreensão acerca do individuo mais aprofundada, levando-se em consideração seus aspectos afetivos, emocionais e comportamentais, auxiliando o psicólogo no processo psicoterápico com o cliente. Para o individuo, o psicodiagnóstico auxilia na compreensão da sua personalidade e de si mesmo.

- Psicoterapia individual: destinado ao bem estar psicológico do adulto, busca da compreensão de si, resolução de problemas, reorientação profissional e de carreira, manejo de conflitos que ocorrem nesta fase da vida. São dificuldades que, por vezes, prejudicam o crescimento e a consciência para lidar com tais problemas.

- Psicoterapia infantil e adolescente: procura, por meio da escuta ativa e da ludoterapia, trabalhar os traumas e conflitos que são desencadeados pelas crianças e adolescentes devido a problemas relacionais e ambientais.

- Atendimento terapêutico para casais e famílias: a terapia de casal e de família tem o objetivo de trabalhar as questões que estão desestruturando ou tornando instável a convivência dos casais e das famílias. Busca uma compreensão maior dos padrões de relacionamento e de comunicação entre os membros, buscando uma harmonia e equilíbrio na convivência conjugal e familiar.