Egresso da UnirG participa de livro publicado na Holanda

08 de Março de 2016

O egresso do curso de Farmácia da UnirG e doutorando em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fernando Pereira Beserra, escreveu um dos capítulos do livro Studies in Natural Products Chemistry (Estudos em Química de Produtos Naturais). A obra é parte de uma série internacional de livros da área de produtos bioativos naturais, publicados pela editora Elsevier de Amsterdam, Holanda.

Studies in Natural Products ChemistryBeserra foi convidado para participar da publicação que reúne pesquisadores de todo o mundo. “A escolha do grupo brasileiro para integrar a obra se deve à qualidade dos estudos que estão sendo desenvolvidos nessa área. Já recebemos, inclusive, um novo convite para participarmos de outro livro em 2017”.

O capítulo Antilcerogenic Compounds Isolated from Medicinal Plantas (Compostos antiulcerogênicos isolados de plantas medicinais), faz  uma abordagem geral sobre as principais classes de medicamentos utilizados na terapêutica atual contra úlceras pépticas e substâncias naturais isoladas. O texto ressalta os aspectos químicos (relação estrutura-atividade), atividade farmacológica destes compostos, como mecanismos de ação, efeitos colaterais e potenciais interações.

Segundo o doutorando, "esse estudo contribui diretamente com as pesquisas sobre substâncias potenciais antiulcerogênicas, reforçando a importância do estudo com plantas medicinais entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, agrônomos, biotecnologistas e outros profissionais. O objetivo é buscar novos compostos que possuem melhor eficácia, ausência de efeitos tóxicos e baixo custo à população".

Os capítulos dos livros podem ser adquiridos pelo site Science Direct

Ciência sem Fronteiras

Fernando Beserra1Atualmente Fernando Beserra prepara-se para outra importante etapa da sua carreira. Ele foi aprovado pelo programa Ciências sem Fronteiras para estudar parte do curso de Doutorado na University of Sydney, na Austrália. Durante sete meses ele irá pesquisar "o efeito de terpenos isolados em culturas celulares de queratinócitos e modelos de cicatrização de feridas cutâneas in vitro", sob orientação do Dr. Christopher Jackson.

Fernando concluiu o curso de Farmácia na UnirG em 2011. Em 2014 recebeu o título de Mestre em Farmacologia pela Unesp e, no ano passado, foi aprovado no Doutorado em Biotecnologia.

O exemplo de Fernando mostra que investir em cursos de pós-graduação abre caminhos para uma trajetória profissional próspera “A carreira acadêmica é promissora. O mestrado e doutorado criam oportunidades para o profissional que deseja seguir a carreira acadêmica e tornar-se professor ou pesquisador”, disse a coordenadora do curso de Farmácia da UnirG, Tânia Fernandes.