Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
02 de Março de 2016
As quatro médicas que compõem a primeira turma do Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade, de Gurupi, participaram na tarde de hoje, 02, da solenidade de acolhimento, na Unidade Básica de Saúde João Manoel.
Participaram do evento, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; a reitora do Centro Universitário UnirG, Drª Lady Sakay; o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho; o coordenador da Comissão do Programa de residência médica (Coreme/UnirG), Dr. Vladimir Tamayo Maestre; o pró-reitor de graduação e extensão, Drº Marcos Gontijo; o coordenador de estágio do curso de Medicina Dr. Marcos Herrera; a secretária municipal de Saúde, Suely Aguiar; os preceptores Dr. Álvaro Alencar e Dr. Rafael Carneiro; agentes de saúde e enfermeiros, dentre outros profissionais.
Lady Sakay agradeceu à parceria com o município e aos profissionais das unidades básicas que abraçaram a causa. “Os resultados desta Residência Médica proporcionarão a melhoria na qualidade de vida, não só para a população de Gurupi como para toda região”, destacou a reitora.
Os residentes terão uma formação voltada para o cuidado geral, integral e humanizado do paciente nos contextos de família e comunidade. Eles irão se especializar em Clínica Geral e Integral, Urgência, Atenção Domiciliar, Saúde Mental, Educação Popular em Saúde e Saúde Coletiva.
“A minha expectativa é adquirir mais conhecimento direcionado às famílias da área por mim atendida, para melhorar a qualidade de vida da comunidade e diminuir as enfermidades preveníveis”, disse a residente Drª Anna Carolina Lacerda.
O professor Vladimir Tamayo Maestre apresentou as equipes e agradeceu ao trabalho dos profissionais envolvidos. “A residência será concluída em dois anos, quando as médicas aprovadas receberão o título de especialista na área, resolvendo neste sentido, tudo o que for necessário na comunidade”.
Sávio Barbalho parabenizou as aprovadas na concorrida seleção. “Estou feliz em saber que todas as residentes são da Instituição e optaram por continuar em Gurupi, contribuindo com o desenvolvimento local”, frisou o presidente.
A Secretária de Saúde, Suelí Aguiar, solicitou o engajamento e a colaboração de todos os profissionais envolvidos. “Esse é um marco inicial que vai de encontro aos nossos anseios e estamos empenhados para que tudo seja um sucesso, beneficiando principalmente a comunidade”, destacou Aguiar.
As alunas irão atuar nas unidades básicas cadastradas no Programa: Unidade Básica de Saúde João Manoel (rua 6, 257, Quadra 315, Lote 8 entre as avenidas Minas Gerais e Espirito Santo – Centro) e Unidade Básica de Saúde Jardim Sevilha (avenida Rio Branco entre 18 e 18-A, n° 385, Setor Alto dos Buritis).
O Programa de Medicina Geral de Família e Comunidade foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde e será desenvolvido por meio da parceria entre Fundação e Centro Universitário UnirG e Secretaria Municipal de Saúde.
Fotos: Luiz Guilherme Brito