Voluntários do 27º Cidadão Universitário doam sangue ao Hemonúcleo de Gurupi

26 de Fevereiro de 2016

Desde a sua criação, o Cidadão Universitário tem como uma de suas principais prova a Doação de Sangue. O projeto, que já está em sua 27ª edição, acumula um vasto histórico de voluntários doadores do Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, que abraçam a causa e participam das gincanas solidárias. Esta edição termina dia 11 de março.

doador de sangue 27 cidadaoNa manhã de hoje, 26, o calouro do curso de Engenharia Civil/Noturno, Paulo Hebert Portilho, foi um dos voluntários que esteve no Hemonúcleo para dar sua contribuição. Doador pela primeira vez, ele diz que o Cidadão foi um grande incentivador. “Quero tornar habitual a minha vinda aqui, sempre quis ser doador, pois tem muita gente precisando e vemos diversos acidentes na cidade”, relatou.

O aluno ainda elogiou a proposta do projeto. “Acho bacana a forma com que a UnirG recebe o calouro com o fim do trote, promovendo gincanas e brincadeiras esportivas. Mas o principal são as ações voltadas para as doações de sangue e de alimentos”, acrescentou Portilho.

Para a Assistente Social do Hemonúcleo, Kátia Ayres, a parceria com a UnirG é de suma importância para manter o estoque do bolsas de sangue. “Já contamos todo semestre com as doações do Cidadão, que vêm ao encontro com nosso proposito que é ajudar a aumentar número de doadores no Estado. Agradeço a Instituição pela união ao longo desses anos, pois além de Gurupi atendemos mais 17 municípios da região”.

A Assistente Social relatou ainda que a maior dificuldade é fazer com que o doador se torne um voluntário constante. “Não é fácil manter nosso estoque, além de atendermos os pacientes que têm anemia, fazem cirurgias, há aqueles que se envolvem em acidentes automobilísticos. Em Gurupi são pelo menos 5 ou 6 casos diariamente. O paciente que tem fratura exposta, por exemplo, necessita ainda mais de doações, chegando a receber até mais de 20 bolsas de sangue”, disse.

Pontuação

Foi lançada essa semana a segunda prova surpresa, o Dia D de Doação de Sangue. Hoje, 26 e amanhã, 27, a equipe que mais doar sangue ao Núcleo receberá, além dos 100 pontos previstos no regulamento por cada bolsa, mais 300 pontos na somatória final. As doações seguem até o fim do projeto.

Para doar sangue é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos (os doadores com idade entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados dos responsáveis e serem avaliados pelo médico do Hemonúcleo); peso acima de 50 kg; estar devidamente alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica 12h antes da doação; nem fumado pelo menos 2h antes do ato voluntário, além de evitar alimentos gordurosos.

O Núcleo de Hemoterapia de Gurupi está localizado na rua 01, entre as avenidas Ceará e Pernambuco. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 07h às 12h, e aos sábados das 07h às 11h.

Mais informações sobre o regulamento do Cidadão Universitário podem ser vistas aqui.

(Foto/Ascom: Aluno Paulo Hebert Portilho, 1º período de Engenharia Cívil/Noturno, pela primeira vez doando sangue ao Hemoto)