Semana Pedagógica é aberta com palestra sobre métodos de aprendizagem

26 de Janeiro de 2016

Ampliando as possibilidades da ação docente” é o tema da Semana Pedagógica 2016/1, que teve início na noite de ontem, 25, no campus I da UnirG. A primeira palestra do evento foi ministrada pelo Dr. Ricardo Ramos Fragelli, professor da Universidade de Brasília (UnB), sobre os métodos de aprendizagem ativa e colaborativa: Rei da Derivada, Summaê e Trezentos.

Semana Pedagogica aberturaNa abertura, a reitora, Drª Lady Sakay, destacou os desafios para o ano de 2016. “O tema da nossa semana pedagógica tem o espírito do que pretendemos desenvolver na Instituição, que é despertar o corpo docente para que estejamos de braços dados em um ano de que deveremos ter muitos desafios”, disse Sakay.

Segundo o Dr. Marcos Gontijo, Pró-reitor de Graduação e Extensão, o evento é uma oportunidade para que o professor repense suas práticas. “Ao longo do Semana Pedagogica abertura publicotempo o perfil do aluno mudou e o docente precisa modernizar sua forma de trabalhar. Às vezes o professor deve rever sua metodologia para auxiliar, principalmente, os estudantes com dificuldades”.

Para o presidente da UnirG, Sávio Barbalho, “no ano passado a Instituição teve saldo positivo e, em 2016, todos devem permanecer envolvidos com a UnirG para que ela possa manter-se de forma equilibrada em sua estrutura administrativa e financeira”.

Aprendizagem colaborativa

Semana pedagogica palestra 3Vencedor de diversos prêmios, entre eles o Santander Guia do Estudante 2015 na categoria Apoio ao Estudante, Dr. Ricardo Ramos Fragelli falou aos professores da UnirG sobre os métodos de aprendizagem ativa e colaborativa que o tornaram reconhecido nacionalmente: Rei da Derivada, Summaê e Trezentos. Inicialmente desenvolvido para auxiliar os alunos no aprendizado da disciplina Cálculo 1 na Universidade de Brasília, atualmente os métodos são aplicados em mais de 15 disciplinas e em outras instituições de ensino.

Um dos mais conhecidos é o Trezentos, inspirado no filme de mesmo nome. “Um dos personagens diz o seguinte: ‘Se um soldado não defender quem está ao seu lado todo o grupo se desmonta’. O método Trezentos estimula a solidariedade no grupo, os alunos que possuem maior domínio do conteúdo ajudam os que precisam melhorar. O aluno com dificuldades sente-se forte em um ambiente onde um defende o outro”.

Segundo ele, a maior parte dessas técnicas independe do professor e da disciplina. Requer apenas uma nova postura do professor em aproveitar não apenas a aprendizagem ativa, mas colaborativa, de acreditar que o estudante é capaz não somente de aprender, mas também de ensinar.

Fragelli explicou ainda que todas as pessoas possuem algum nível de problema de aprendizagem em alguma área. “Como é saboroso vencer esses obstáculos! Alguns alunos acostumam-se com a derrota por não acreditarem que é possível aprender algo novo e complexo”.

“Desde criança eu queria ser inventor, criar coisas novas, mas me descobri professor ainda no Ensino Médio quando algumas pessoas tinham dificuldades e eu podia ajudá-las. Comecei a criar meios para ensinar quem tinha aversão a certas disciplinas. Com o mesmo desejo que sempre tive de desenvolver novidades descobri que os obstáculos precisavam de algumas construções criativas para superá-los”, explica Dr. Ricardo.

A programação da Semana Pedagógica segue hoje, 26, no campus I com planejamento da Reitoria para 2016, prestação de contas da Fundação, apresentação dos núcleos da instituição: INOVA, UMG, Nivelamento, NAP, NED, Congresso Científico e Núcleo de Formação Permanente.

À tarde e à noite serão realizados minicursos. Confira a programação completa clicando aqui