Método de ensino inspirado em filme será tema de palestra na abertura da Semana Pedagógica

25 de Janeiro de 2016

O vencedor do Prêmio Santander Guia do Estudante 2015 na categoria Apoio ao Estudante, Dr. Ricardo Ramos Fragelli, será o palestrante da primeira noite da Semana Pedagógica 2016/1 do Centro Universitário UnirG. O evento começa hoje, às 19h30, no campus I da UnirG.

Ricardo FragelliFragelli irá falar sobre “Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa”. O professor ganhou destaque nacionalmente graças à metodologia de ensino Trezentos: Aprendizagem Ativa e Colaborativa, inspirada no filme que narra a união de 300 gregos em uma batalha contra milhares de guerreiros do Império Persa. A técnica visa motivar os estudantes e reduzir o índice de reprovação na disciplina Cálculo 1.

Em 2013 a metodologia foi implementada nos primeiros anos de Exatas e Engenharia da UnB. No ano passado também foi oferecida para veteranos e está sendo implementada em 15 disciplinas da Uiversidade.

O Dr. Ricardo Fragelli possui Doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (2010) e atualmente é professor Adjunto da Universidade de Brasília. É líder do Grupo de Pesquisas em Sistemas Inteligentes e Adaptativos (GPSIA) da Faculdade UnB Gama (FGA) onde desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos aplicados à Educação e assuntos correlatos tais como Mecânica Computacional, Simuladores Interativos, Redes Quantizadas, Educação em Engenharia, Educação a Distância e Objetos de Aprendizagem Multiformes.

Semana Pedagógica

As inscrições para professores da Instituição podem ser feitas pela Plataforma IOW. Cada professor deve escolher, no mínimo, duas oficinas e se inscrever pela Plataforma I-OW, no link Eventos. Os docentes contratados devem fazer suas inscrições nas coordenações dos cursos.

Durante a Semana Pedagógica serão realizados diversos minicursos com temas voltados para as áreas da Saúde, Exatas, Sociais Aplicadas e Educação. Esse ano o tema será: “Ampliando as possibilidades da ação docente”, com a finalidade de alinhar ações no Centro Universitário para promover o crescimento da Instituição de forma planejada.

O campus I está localizado na avenida Antônio Nunes da Silva nº 2195, Parque das Acácias.

Leia a programação completa clicando aqui

(Com informações do site https://www.santanderuniversidades.com.br)