Alunos da Casa de Cultura se apresentam na Mostra

10 de Dezembro de 2015

Ontem, 09, foi o primeiro dia para os artistas da Casa de Cultura da UnirG mostrarem seus talentos na Mostra Cultural 2015. Apresentações do Coral Tocanto, da Orquestra Jovem de Cordas, além da exposição de telas Autorretrato abrilhantaram a noite do evento. A Mostra encerra nesta quinta-feira, 10, às 19h30, no Paláciu’s Real Eventos.

mostra coralEntre os presentes estavam o prefeito de Gurupi Laurez Moreira, a reitora do Centro Universitário, Lady Sakay, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, além de pais, alunos, professores e servidores da Casa de Cultura. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento.

De acordo com a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, devido o grande número de alunos matriculados na Casa, as apresentações foram divididas em dois dias. “As apresentações estão cada vez mais positivas, tendo os alunos como maiores protagonistas, o que nos deixa muito orgulhosa. Tivemos um ano produtivo com a participação contínua dos alunos, o que enriquece o aprendizado, pois hoje praticamente não temos a desistência deles e sem dúvida o resultado é ainda melhor superando nossas expectativas em cada Mostra”, avaliou Carvalho.

A gestora disse que esse é o quinto ano que ela realiza o evento e os participantes inscritos namostra lady Casa de Cultura só aumentam. “A cada ano cresce o número de alunos, e por conta disso, não precisamos mais sair de escola em escola para convidá-los são eles que nos procuram, mas infelizmente as vagas são limitadas. Agradeço o apoio das empresas que abraçaram nossos projetos, e isso têm sido muito gratificante para todos”.

Para a reitora, Lady Sakay, a cultura e a arte são fundamentais para a formação do ser humano. “A cada ano notamos o envolvimento e participação da comunidade. Pretendemos expandir também o atendimento aos acadêmicos e criar a universidade da maturidade de Gurupi, um projeto que já está sendo desenvolvido e será em breve oferecido. Agradecemos os pais e alunos que confiam na UnirG”, disse.

mostra savioJá para o presidente, Sávio Barbalho, o trabalho da Casa de Cultura é visto como um meio de inclusão social, principalmente, considerando as deficiências culturais da região. “Vejo que a Casa de Cultura está inserida na missão do Centro Universitário, que é também divulgar e promover a cultura. Por outro lado, esse projeto atinge diversos segmentos sociais da nossa cidade, pois temos alunos de vários setores de Gurupi que são beneficiados. Desejo que as atividades cresçam ainda mais, pois terão sempre o nosso apoio”, avaliou.

Apresentações

mostra instrumentoA abertura contou com a participação inicial do instrutor de música, professor Moisés Ribeiro, que interpretou um solo, seguido dos alunos do Coral Tocanto que deram um show de espetáculo. Os alunos de flauta doce, teclado, piano, da Orquestra Jovem de Cordas e a exposição das telas Autorretrato, produzidas pelos alunos de artes plásticas do projeto Ciranda das Artes também fizeram parte da programação.

Para Lucidalva Castro, mãe da Maria Eduarda Castro, de 17 anos, a música transformou a vida de sua filha. “Há quase dois anos a Eduarda está no Coral e hoje é apaixonada por música clássica. As aulas de canto fizeram com que ela vencesse a timidez e melhorasse as apresentações na escola. É outra menina”, relatou.

Já para o professor Henrique Viegas, a pintura foi um grande desafio para seus alunos. “Provoquei e insisti em estimulá-los porque acreditei que eram capazes. O que inicialmente parecia uma brincadeira se transformou em um resultado bastante positivo, não é muito fácil se autorretratar e ver eles se reconhecendo nos detalhes foi surpreendente e gratificante”.

Ao todo o projeto têm 30 alunos, destes 17 participaram da exposição por serem os veteranos. “Selecionamos os mais experientes e os que já dominam as técnicas utilizadas nesse trabalho. A pintura iniciou em março, sendo um trabalho longo que durante esses meses foi ganhando vida”, completou Viegas.

mostra quadrosJá a aluna das artes plásticas, Kamilla Fernandes, 13 anos, a experiência marcou sua vida. “Amei me ver na tela conhecendo cada detalhe do meu rosto que antes não reparava. Sempre gostei de desenhar, mas até então nunca tinha imaginado me retratar, foi uma experiência muito bacana e espero jamais deixar de experimentar novamente”, ressaltou.

Na noite de hoje, a programação continua com as apresentações teatrais, ballet e a exposição dos quadros. A Mostra Cultural marca o encerramento das atividades deste ano, com a participação de mais de 250 alunos durante os dois dias de apresentações.

O Projeto Ciranda das Artes, conta com a parceria da Construtora Asas, Madesil, Madeira São Judas Tadeu e Terra Forte Atacadista.

O Paláciu’s Real Eventos está localizado na rua 03 entre ruas I e J setor Engenheiro Waldir Lins I, Gurupi/TO.

(Fotos: Lino Vargas - Secom/Gurupi)