Mostra da Casa de Cultura será na próxima semana

03 de Dezembro de 2015

Faltam apenas 06 dias para a Mostra Cultural 2015, da Casa de Cultura da UnirG. Nesta semana as aulas das diversas modalidades do órgão ocorrem em todos os horários, mas com um diferencial, estão voltadas para os preparativos do evento. A Mostra será nos próximos dias 09 e 10, às 19h30, no Paláciu’s Real, em Gurupi.

kamillaO evento marca o encerramento das atividades deste ano, com apresentações de dança, teatro, música e exposição de artes plásticas.

Kamilla Fernandes faz os últimos retoques na tela que está produzindo para a exposição Autorretrato. Ela é aluna de Artes Plásticas, do Projeto Ciranda das Artes.

“No início achei que era impossível conseguir, pois eu nunca tinha trabalhando sombreamento. Mas fui desenvolvendo com o auxílio do professor e já estou com a tela praticamente concluída e gostando muito do resultado”, disse a aluna.

Além do trabalho de Kamilla outras 16 obras de arte comporão a exposição em acrílico sobre tela. Os trabalhos são autorretratos livres dos alunos,teatro medindo 80x100, com fundos em mosaicos na técnica pop arte. “Representam uma nova roupagem, as cores não são próprias do rosto humano e o público será surpreendido”, disse o professor e artista plástico, Henrique Viegas.

Sobre a ideia da exposição o professor relatou que “foi um desafio para os alunos localizarem as zonas de luz e as sombras no rosto. Trabalhar a anatomia é algo complexo, exige no mínimo três anos de aprendizagem. Mas o intuito do curso não é apenas o academicismo e sim provocar neles o estímulo à prática, além de auxiliá-los em todos os momentos”, afirmou Viegas.

Conforme o professor de música, Moises Ribeiro, irão subir ao palco 40 vozes do Coral Tocanto, de integrantes entre 17 a 60 anos de idade. O Coral está com uma variedade no repertório e irá fazer apresentações com músicas sacra, estrangeira, MPB, erudita, balédentre outras. “A Mostra é para apresentarmos os trabalhos que são desenvolvidos durante todo o ano. É um momento para socializar, desinibir e também para estimular o desenvolvimento do aspecto artístico”, frisou ele.

Os alunos de Dança se apresentarão com o tema Circo e os alunos de Teatro (dos projetos Ciranda das Artes e Arte & Vida) com o tema Cotidiano. “O público verá que o balé também é divertido, vamos mostrar o lado lúdico e não apenas o clássico rigoroso. Serão várias coreografias envolvendomúsica aspectos circenses como equilibristas e mágicos”, exemplificou a professora de balé, Rafaela Barros.

Conforme a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, mais de 250 pessoas subirão ao palco, entre alunos, professores e servidores. “Essa será a 5ª edição da Mostra e a emoção continua a mesma, trabalhamos as crianças que nunca subiram em um palco e hoje elas estão confiantes. A programação está repleta de apresentações, algumas já divulgadas e outras serão surpresas”, destacou Carvalho.

Programação

casa de culturaDia 09/12 - apresentações de música, com o Coral Tocanto, alunos de flauta doce, teclado, piano e da Orquestra Jovem de Cordas.

Dia 10/12 – apresentações de alunos e professores de Teatro e de Dança.

Durante todo o evento também será feita a exposição de telas Autorretrato, com produções de alunos de artes plásticas do projeto Ciranda das Artes.

O público também poderá assistir a apresentações conjuntas entre professores e alunos de música e dança. A expectativa é de que 800 pessoas prestigiem a Mostra.

O Projeto Ciranda das Artes, conta com a parceria da Construtora Asas, Madesil, Madeira São Judas Tadeu eTerra Forte Atacadista.

O Palaciu’s Real Eventos está localizado na rua 03 entre ruas I e J setor Engenheiro Waldir Lins I, Gurupi/TO.

TV