Escolinha de Futebol é um dos resultados de inclusão social pelo Proafe

27 de Novembro de 2015

Nanderson Rodrigues e Maurício de Freitas, de 10 e 11 anos de idade, são apenas dois dos 33 alunos da categoria sub-11, da Escolinha de Futebol do Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe), do curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG. No final da tarde das terças e quintas-feiras, o compromisso deles é com os treinos no campo de futebol society do Centro de Vida Saudável.

DSC 0434“Comecei esse ano na escolinha e gosto muito de vir treinar, pois ao invés de ficar em casa sem fazer nada, venho aprender e também e me divertir”, disse o atacante Maurício.

O meio-campista Nanderson relata: “quero crescer jogando futebol, gosto muito de treinar e também de me encontrar com os amigos”.

Já na categoria sub-13 são 22 alunos, com aulas nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h.

Conforme o professor Joaquim Veras Júnior, a grande maioria dos matriculados na escolinha vem do ensino público e muitos em DSC006451situação de vulnerabilidade social. “O objetivo do projeto é educar pelo esporte, utilizando o futebol society como ferramenta, não só de educação, bem como de inclusão, de resgate da cidadania, trabalhando além dos fundamentos e regras do esporte, os valores éticos e morais para uma boa formação humana”, disse o professor.

Karla Lemus, acadêmica e estagiária do 3º período do curso de Educação Física, acompanha as turmas. “Ensino as regras, a conduzir a bola, as táticas dos jogos. Os meninos são muito dedicados, obedientes e levam a sério o futebol”, disse a estudante.

Conquistas de 2015

Neste ano, a escolinha participou de várias competições de caráter educativo no município e conquistou o 1º lugar no Torneio da Amizade, o 2º lugar nas Olimpíadas do Sesi, 3º lugar no Campeonato Municipal, a 4ª colocação no Interestadual.

DSC 0428Uma das parceiras do Proafe e da escolinha de futebol é a Associação de Professores Universitários de Gurupi (Apug). “Uma vez por mês os meninos participam de palestras e de momento de reflexão na seda da Apug. Esse é um dos vários auxílios que a associação nos oferece”, disse Júnior.

Proafe

As modalidades ofertadas pelo projeto são: natação, hidroginástica, dança, ginástica aeróbica, dança de salão, futebol society. ADSC 0431 novidade desse ano foi a abertura da equipe de atletismo infantil. O projeto é realizado no Centro de Vida Saudável, no Centro Administrativo da Instituição e atende 450 alunos.

As matrículas para 2016 estão previstas para o início do ano, em fevereiro. É cobrada uma simbólica taxa de inscrição e mensalidades de R$ 10 para adultos e R$ 5 para crianças. Os alunos da Escolinha de Futebol são isentos e os veteranos de todas as modalidades podem renovar a matrícula sem custo.

A confraternização de fim de ano do Proafe, para encerramento das atividades será no dia 10 de dezembro, a partir das 19h, no Centro de Vida Saudável, na avenida Pará, quadra 20, lote 01 nº 2432 - Bairro Engenheiro Waldir Lins II, Gurupi – TO. Mais informações pelo telefone (63) 3612-7540.

Fotos: divulgação