Cursos da UnirG participam do Nós na Praça neste sábado

25 de Novembro de 2015

O Nós na Praça deste mês vai contar com ampla participação dos cursos de Letras e Medicina do Centro Universitário UnirG. O evento ocorrerá neste sábado, 28, a partir 16h na praça do Centro Cultural Mauro Cunha, localizada na avenida Piauí entre ruas 02 e 03, Centro.

nos na praça sarauO curso de Letras irá realizar oficina de poesia, recital e varal de poesia. Segundo a professora do curso, Wellitania Oliveira, o objetivo da atividade é socializar com a comunidade de forma prática, as teorias das aulas de literatura. “Compreendemos que dentro da função lúdica da literatura pode-se criar, sensibilizar, divertir e conscientizar a sociedade sobre si mesma. Queremos mostrar as atividades desenvolvidas em um curso que ensina e produz cultura, e, por isso, precisa interagir com a sociedade, auxiliando esta a compreender melhor a natureza de suas ações e sentimentos”, ressalta.

O curso de Medicina também participará do projeto. A Liga Acadêmica de Psiquiatria irá encerrar a Semana de Combate a Depressão, promovendo uma roda de debate sobre o tema com declamação de poesias. Além disso, os acadêmicos irão expor fotos, esculturas e pinturas relacionados à depressão e um varal de exposição de poesias, poemas, depoimentos e apresentações musicais.

“A importância de falarmos sobre a depressão é o fato de que ela já é a doença maissarau nos na praça incapacitante no mundo. A expectativa é que esse lugar fosse ocupado em 2030, mas esse índice aconteceu em 2010. Em Gurupi notamos claramente esse quadro, e apesar de tão frequente, é uma doença estigmatizada e cercada por muito preconceito, dificultando a procura por tratamento”, destaca a acadêmica Isabel Esmério.

Isabel explica que “a intenção da Liga é mostrar que é possível superar a doença por meio de um bate papo com os participantes do Nós na Praça, tirando dúvidas sobre verdades e mitos, e ainda, mostrar por meio das manifestação artísticas como é a dor de quem sofre com a depressão e a  esperança da superação”, finalizou. (Colaboração: Jornalista Philipe Ramos/Coletivo Nós)

(Fotos: último sarau promovido pelo Nós na Praça no mês de março - Coletivo Nós)