Mostra Pibid e palestra sobre trabalho docente são destaques da I Jornada da Educação

20 de Novembro de 2015

Em mais um dia de atividades na I Jornada da área da educação do Centro Universitário UnirG, o Programa Institucional de Iniciação à Docência realizou a Mostra Pibid, com  a participação de professores e alunos dos cursos de Licenciatura.

DSC 0167Na ocasião foram expostos materiais, como jogos e recursos pedagógicos, desenvolvidos pelos alunos do programa, utilizados nas oficinas ministradas pelos acadêmicos em escolas de Gurupi.

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid UnirG, professora Maria Cícera Fernandes Celedônio, “a formação do estudante que compõe a equipe do Pibid é enriquecida pela experiência prática nas escolas e pelo estudo das temáticas propostas pelo programa”.  Atualmente participam do Pibid 75 alunos de graduação, 15 professores supervisores (rede pública de ensino) e 5 docentes da UnirG.

Mostra Pibid 1Alef Rodrigues e Silva, acadêmico do 4º período de Educação Física, realizou oficinas durante todo o semestre em uma escola da cidade e levou para a mostra os materiais construídos a partir de material alternativo, como garrafas pet, isopor, tecido e papel. O objetivo do trabalho na escola foi romper a cultura da bola nas aulas de Educação Física e propor um conteúdo pouco ainda aplicado: o atletismo.

Mostra Pibid 2015“Alguns professores encontram dificuldades para ensinar o atletismo na escola pela falta de recursos ou de espaço adequado. Nas oficinas que realizamos confeccionamos materiais alternativos e, a partir das experiências de vida dos alunos, procuramos levar o atletismo como forma de socialização e questionando a diferença entre esse esporte e o futebol ou como os dois esportes podem ser praticados de forma associada”.

Para a reitora da UnirG, Lady Sakay, presente no evento, a cada ano a Mostra Pibid apresenta resultados positivos. “Tem crescido a quantidade e qualidade da produção científica e de materiais, e também a maturidade científica que estudantes e professores vem alcançando. Esse momento de socialização é rico para que os demais cursos da Instituição percebam que a produção da área da educação é significativa”.

Palestra

Palestrante I Jornada EducacaoA professora do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Adriana Ziemer Gallert, ministrou uma palestra sobre Trabalho docente e subjetividade: reflexos sobre os desafios da profissão, ainda na noite de ontem.

Gallert abordou aspectos discutidos na dissertação de mestrado defendida em 2010, em que afirma que a sociedade vive um momento de muitos desafios em relação ao contexto de trabalho do professor e ao aprendizado do aluno.

Palestra I Jornada Educacao 20 11“É necessário que o docente, no exercício da profissão, tenha um olhar mais investigativo a respeito da sua prática, sobre o aluno e sua família, para tentar encontrar alguns pontos de encontro entre ambos que gerem mais significação para a aprendizagem que o aluno vai construir. É uma busca por constituição de relações sociais que sejam mais favoráveis ao processo de aprendizagem do aluno e para a realização profissional do professor”, disse.

A Jornada segue hoje a partir das 16h, com oito oficinas no campus I. O encerramento será com o Festival de Cultura Corporal, às 20h.