Educação Inclusiva no Ensino Superior abriu a programação da Jornada Científica da Educação

18 de Novembro de 2015

Após a abertura oficial, na noite de ontem, 10, foi realizada a primeira palestra da programação. A professora da Universidade Federal da Paraíba, Drª Edineide Jezine, ministrou o tema Formação Docente para Educação Inclusiva no Ensino Superior.

Dra Edineide jornada educaçãoNa ocasião, a professora falou sobre as políticas da educação superior no Brasil e da Educação para todos, incluindo as pessoas com deficiência. “Com o aumento de alunos especiais inseridos nas escolas, são muitos os desafios que as Instituições de Ensino Superior passam a ter diante dessa realidade. São pessoas que têm potenciais, mas que precisam de apoio para concluir seus estudos com sucesso e os professores têm que se preparar para isso”, disse.

Jezine disse ainda que, somente a partir da década de 90, foi proposta a inclusão na educação superior. “A educação superior nasceu com status diferenciado e não aceitava o negro, a mulher, o aluno de escola pública, as pessoas com deficiência, que de certa forma eram excluídas desse universo. Ao longo dos anos, os direitos vêm ganhando força com discussões internacionais formando acordos que preveem o que o governo chama de políticas de inclusão”, disse.

Para finalizar, a professora acrescentou também que “Educação é um direito fundamental depalestra edineide todos, mulheres homens de todas as idades no mundo devem ter acesso a Educação básica. O papel do Ensino Superior é contribuir para que isso ocorra”.

Drª Edineide Jezine é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, e Pós-doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa/PT.

Na manhã desta quarta-feira, 18, a programação seguiu com o curso Metodologia em Formação Docente para Educação Inclusiva no Ensino Superior, também ministrado pela Drª Edineide Jezine.  A Jornada da Educação da UnirG encerra na noite desta sexta-feira, 20.

publico jornada educação

(Fotos: Luiz Guilherme Brito - Ascom/UnirG)