Mais de 120 pessoas participam de oficinas do Prodocência durante a I Jornada da Educação

18 de Novembro de 2015

Acadêmicos dos cursos de Licenciatura, professores da UnirG, das redes municipal, estadual e privada de Gurupi, além da Apae, participam na manhã de hoje, 19, de cursos e oficinas na área de educação inclusiva. As atividades são promovidas pelo projeto Formação Docente na Perspectiva para Educação Inclusiva no Centro Universitário UnirG (Prodocência), como parte da programação do I Jornada Científica da área da Educação do Centro Universitário UnirG.

Oficina I Jornada EducacaoEstão sendo ministradas três oficinas por profissionais da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc): Produção de tecnologia assistiva – deficiência visual, com Mery Márcia Rodrigues de Oliveira; Produção de tecnologia assistiva – deficiência auditiva, com Paola Regina Martins Bruno; Produção de tecnologia assistiva – altas habilidades, com Ana Lúcia Abreu Belloni dos Santos, além do curso Metodologia em formação docente para educação inclusiva no Ensino Superior, com Drª Edineide Jezine Mesquita Araújo.

De acordo com a coordenadora do Prodocência, coordenadora adjunta do Prodocência, professora Wellitania Oliveira, as oficinas são voltadas para os tipos mais comuns de deficiências apresentadas pelos alunos nas escolas, além das altas habilidades.

“As pessoas com deficiência já fazem parte das universidades e a UnirG está atenta a essa realidade e saiu na frente na capacitação de profissionais e acadêmicos para receber esse público. Já tivemos sete oficinas e hoje é mais uma oportunidade para ampliar essa formação. Em todas as atividades tivemos grande procura não apenas do público interno mas de pessoas da comunidade”.

Oficina 3 I Jornada EducacaoÁurea Maria Sampaio Teles, professora em duas escolas municipais de Gurupi, já participou de outras oficinas do Prodocência e hoje fez sua inscrição no curso Metodologia em formação docente para educação inclusiva no Ensino Superior. Segundo ela, os docentes ainda enfrentam dificuldades para atender estudantes com deficiência. “Não há uma receita pronta, é preciso estar em constante formação e entender que cada aluno requer um atendimento específico para que ele possa desenvolver o seu potencial. O relacionamento com o aluno também faz toda a diferença, pois o professor aprende com o aluno e vice-versa. O Prodocência tem sido um programa muito importante nesse processo de capacitação”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da Apae de Gurupi, Margarete Bastos de Oliveira, participar das oficias sobre educação inclusiva sempre é gratificante. “Nós viemos para ouvir e dar a nossa contribuição para os colegas que atuam na área. Quem trabalha com alunos com deficiência deve estar em constante formação”.

A estudante do 2º período de Pedagogia, Jamim Araújo, despertou interesse pela área e participou da oficina sobre tecnologia assistiva para altas habilidades. “Muitas vezes a comunidade escolar enfoca somente as deficiências, enquanto que o estudante com altas habilidades passa despercebido. Esses alunos também precisam de tecnologias assistivas, por isso escolhi estudar essa área para me qualificar e trabalhar com esse público”, detalhou.

A I Jornada Científica da área da Educação do Centro Universitário UnirG segue hoje, 18h, às 19h, com mesa redonda sobre Práticas educativas, formação de professores e produção do conhecimento. Às 21h haverá lançamento de livros.

Veja a programação completa clicando aqui

Fotos: Luiz Guilherme Brito