Cursos das Licenciaturas promovem a I Jornada Científica da Educação na UnirG

18 de Novembro de 2015

A I Jornada Científica da área da Educação do Centro Universitário UnirG teve início na noite de ontem, 17. O evento, que seguirá até o próximo dia 20, está sendo realizado no auditório do campus I da Instituição, evolvendo os cursos das licenciaturas.

mesa jornada educaçãoAs palestras serão oferecidas para acadêmicos dos cursos de Educação Física, Letras, Pedagogia e Psicologia que abordarão temas como educação inclusiva, trabalho docente, práticas educativas, formação de professores, dentre outros.

A abertura contou com a apresentação do Grupo Musical Sonarte, composto pelos professores da Casa de Cultura da UnirG, Jonathan Araújo e Moisés Ribeiro, e a tecladista Nayra Daiane.

Compôs a mesa diretiva a reitora Drª Lady Sakay, o coordenador geral da Jornada, Me. Jackson Carlos da Silva, a coordenadora do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, Me. Wellitânia Oliveira, além dos coordenadores dos cursos de licenciatura.

Para Me. Jackson Carlos da Silva, a ideia do evento é integrar os cursos envolvidos e fortalecerlady jornada educação o campo de formação dos professores. “Nosso objetivo é melhorar a relação da educação com a comunidade. Quando integramos a pesquisa na Jornada o intuito é apresentar a produção de conhecimento para incentivarmos a participação dos alunos em projetos científicos”, disse.

O professor acrescentou ainda que os destaques são para os projetos Prodocência e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “São programas do Governo Federal que fortalecem a Instituição e buscam recursos beneficiando a UnirG e os alunos que recebem bolsas pela participação”.

grupo sonartePara a reitora, esse é o momento de refletir, discutir e aprender mais sobre a Educação. “Esse é um marco para a história da UnirG estreitando os laços da licenciatura. É um evento forte que mostrará a importância que a Educação tem para nossa Instituição. O ano de 2014 foi um marco também de discussões nacionais da área. Nas cidades vizinhas e no País, representamos a UnirG debatendo assuntos pertinentes sobre a Educação”, ressaltou Lady Sakay.

A Jornada contará com palestras, oficinas, apresentações de 81 trabalhos científicos, mesa redonda, lançamento de livros e do Festival de Cultura Corporal.

Dando continuidade à programação, a professora da Universidade Federal da Paraíba, Drª Edineide Jezine, a Formação Docente para Educação Inclusiva no Ensino Superior.

(Fotos: Luiz Guilherme Brito - Ascom/UnirG)