Semana Jurídica divulga resultado de Palestras Universitárias

13 de Novembro de 2015

Na noite de ontem, 12, foram conhecidos os vencedores do Concurso de Palestras Universitárias, da XVI Semana Jurídica do Centro Universitário UnirG.

palestras 1Os certificados e premiações foram entregues pela coordenadora do curso de Direito, Kadyan Gonzaga e a professora Kárita Barro.

A palestra campeã foi para os acadêmicos do 3º período, Andreia Karla Fernandes, Leandro Rodrigues Costa, que abordaram o tema Salário mínimo, mínimo para se manter ou para sobreviver?

“Estamos surpresos com a primeira colocação, pois nosso intuito foi apenas de adquirir experiências. Quando vimos que alunos de períodos mais adiantados estavam participando, achamos que seria válida a nossa palestra, mas não imaginamos que seria a vencedora. Esperamos que mais eventos como esse sejam realizados, pois nos incentiva e nos protagoniza”, disse Leandro Rodrigues.

O segundo lugar foi para os estudantes do 8º período, Haylla Coelho da Silva e Klenha Mara Barros, com o temapalestras 2 Correlação entre direitos humanos e direito ambiental.

palestras 3Em terceiro lugar, ficaram os acadêmicos do 10º período, Anna Karla Ribeiro Souza e Carlos Henrique Pereira da Costa terceira com a abordagem Direitos das mulheres como direitos humanos.

Já a quarta e quinta colocação foram para os alunos Rafael Rocha das Neves Júnior e Keicielle Silva Borges, do 3º período, com Direitos humanos e família: os novos tipos familiares e seus efeitos e Larisse Sousa Costa e Giulia David Morais, do 7º período, com a palestra Direitos humanos: direito à vida ou liberdade de crença religiosa? Uma análise jurídica quanto à transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová.

A coordenadora do curso de Direito, Kádyan Gonzaga, falou da qualidade das palestras e que a disputa foi acirrada. “A diferença dopalestras 4 palestras 5primeiro ao último colocado foi apenas de seis décimos. Parabenizo a todos pela excelente qualidade das palestras”, disse ela.

Kádyan Gonzaga frisou ainda que “o objetivo do concurso de palestras é qualificar o acadêmico enquanto orador e debatedor, tendo em vista que nos Tribunais, inevitavelmente, eles terão que exercitar esse dom da oratória, que às vezes por timidez não conseguiriam, além de ser propícia a oportunidade de eles adquirirem conhecimento”.

As cinco palestras receberam os seguintes prêmios: R$ 1.000 (1º lugar), R$ 500 (2º lugar), R$ 200 (3º lugar) e R$ 100 (4º e 5º lugares). Os recursos para a premiação foram adquiridos pela Coordenação do curso de Direito, a Comissão do evento, a Associação Atlética Acadêmica de Direito (Suprema) e a Liga de Estudos das Ciências Criminais do curso de Direito (LACCRIM).

A Comissão, composta por três professores do curso avaliou a capacidade de síntese e objetividade; capacidade de expressão e postura; respeito ao tempo pré-determinado; criatividade e qualidade do material apresentado; conteúdo exposto e relevância do tema escolhido.