Câncer de próstata: campanha Novembro Azul ressalta importância da prevenção

12 de Novembro de 2015

A Liga Acadêmica de Anatomia Patológica do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG (LAAP) está realizando a campanha Novembro Azul, em Gurupi. A ação é promovida nacionalmente pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU),  e tem o objetivo de combater o câncer de próstata e estimular a população masculina a cuidar da saúde.

Nov AzulO câncer da próstata é a quarta causa de morte por câncer no Brasil, correspondendo a 6% do total de óbitos.

Segundo Thiago Souza, representante da LAAP, a proposta é sensibilizar homens, principalmente a partir de 50 anos de idade, sobre os cuidados que devem ser tomados contra o câncer de próstata. Além disso busca orientar quanto aos fatores de risco, e promover uma mudança de paradigmas em relação a realizaçãoo dos exames preventivos.

Campus II Novembro AzulDe acordo com informações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), depois do aparecimento dos sintomas mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante que o homem faça os exames regularmente (toque retal e PSA).

Ações

A abertura foi realizada no dia 09, com blitz educativa na Avenida Goiás, em parceria com a Secretaria de Saúde de Gurupi. Nas próximas semanas as ações serão nos seguintes locais:

Sexta-feira (13/11)

Atendimentos na Unidade Básica de Saúde do Setor Waldir Lins

Domingo (15/11)

Manhã: Ação durante a Maratona Sesc

Domingo (22/11)

06h: Ação no Posto Décio

Domingo (29/11)

07h: Ação na Feira Coberta

O campus II da UnirG também recebeu o laço azul, símbolo da campanha, e iluminação especial durante todo o mês de novembro.