Estudantes de Direito expõem painéis na Semana Jurídica

11 de Novembro de 2015

Mais de 20 painéis foram apresentados na tarde de hoje, 11, na Exposição de Trabalhos Discentes da XVI Semana Jurídica do Centro Universitário UnirG. Os trabalhos seguiram linhas de pesquisas de temáticas livres relacionadas ao macrotema Direitos Humanos.

IMG 20151111 152350658De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Kádyan Gonzaga, os banners foram apresentados por acadêmicos do 1º ao 10º períodos. Todos receberão certificados de participação. “Estamos muito satisfeitos com a produção e a qualidade dos trabalhos científicos. Os alunos mostraram-se criativos, abordando temas inovadores e importantes para o cenário jurídico atual”, disse a coordenadora.

Acadêmicos da Liga de Ciências Criminais do curso de Direito da UnirG (LACCRIM) apresentaram três painéis, dentre os quais a pesquisa Descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O trabalho foi realizado pelos estudantes: Klenha Câmara, Neurysom Santana, Haylla Coelho e supervisionados pela professora Kárita Barros.

“O objetivo é destacar o discurso levantado pelo Superior Tribunal Federal (STF) sobre o consumo de drogas, se é crime ou não. O usuário não é traficante, mas causa problemas para a sociedade, comprando do traficante ele pode contribuir para o tráfico. Então, é crime ou não é?”, indagou a estudante do 8º período Klenha Câmara.

Os acadêmicos Daiane Tatiele Zimmermann, Denilson Nunes Portilho e Edília Pimentel, apresentaram o painel Direitos Humanos e a violência doméstica contra a mulher.IMG 20151111 154056394

Segundo Daiane Zimmermann, a violência contra a mulher se caracteriza como física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. “O objetivo da pesquisa foi de demonstrar o índice de violência doméstica, nos últimos três anos na cidade de Palmas”, afirmou a estudante.

Todos os trabalhos aceitos e apresentados, após serem confeccionados os artigos científicos, serão remetidos para posterior publicação na Revista Cereus.

Oficina Filosofia e Cinema

Ainda nesta tarde foi realizada a oficina Filosofia e Cinema, que abordou o tema Pena de Morte, com o filme Lavador de Almas (Pierrepoint, the last hangman), direção de Adrian Shergold, Reino Unido, 2005.

A oficina contou com a participação dos professores da Instituição José Carlos de Freitas e Joel Moisés Silva Pinho.

A equipe do curso de extensão Filosofia e Cinema 2015/2 – Morte - é composta por: Ricardo Pereira de Oliveira (Direito - UnirG), Naylane Lopes Botelho (egressa do Direito - UnirG), Nayara Lopes Botelho (Artes Cênicas – IFTO), Leandro Gomes da Silva (egresso da Pedagogia – UnirG), Ruy Tadeu Costa Ribeiro (Psicologia – UnirG), Wildson Cardoso Assunção (Psicologia – UnirG), Daniel Franco Dias (Comunicação Social – UnirG), Wanderson Pereira Lima (Letras – UnirG).

Na noite de hoje, às 19h30 será o debate Redução da maioridade penal, organizado pela LACCRIM e será ministrado pelo procurador de Justiça do Tocantins, Marco Antonio Alvez Bezerra e pelo defensor público, Newton Jardim. Já às 21h, será a palestra A proteção aos direitos humanos do trabalhador, pelo juiz do Trabalho, de São Paulo, Marcos Scalercio.

A Semana Jurídica segue até amanhã, com palestras e mesas redondas, no Clube da OAB, em Gurupi.