Professora de Letras participa de simpósio no Acre

11 de Novembro de 2015

Marcilene de Assis Alves Araújo, professora do curso de Letras do Centro Universitário UnirG, coordena grupo de trabalho e apresentará pesquisa científica no IX Simpósio de Linguagem e Identidade na/da Amazônia Sul/Ocidental. O evento começou no último dia 09 e segue até o dia 13, na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.

4611dd 23bb0dbe1470461bbc3135694944b8c6Araújo é a coordenadora do grupo de trabalho “Prática de ensino de Português com L2 nas escolas indígenas: bilinguismo e interculturalidade”, realizado no simpósio. Ela é doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

“Esse grupo tem como foco principal propor e avaliar metodologias de pesquisa de intervenção com vistas aos estudos e trabalhos, envolvendo os processos em contextos específicos da educação escolar bilíngue, intercultural e diferenciada, com o intuito de garantir os direitos constitucionais da educação indígena”, disse a professora.

Durante o evento a professora apresentará ainda a pesquisa científica “Interculturalidade e ensino: a prática pedagógica dos professores da Escola Estadual Indígena 19 de Abril”.

O Simpósio oferece espaço de debates e reflexões com temáticas que envolvem a multiplicidade cultural amazônica e uma rede integrada de estudiosos, além de articular ativistas de movimentos sociais, artistas, grupos indígenas, comunidades quilombolas, agricultores e a comunidade em geral.