Piscina terapêutica é reinaugurada na Clínica Escola de Fisioterapia

09 de Novembro de 2015

Na última sexta-feira, 06, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário UnirG comemorou a reinauguração da piscina terapêutica da Clínica Escola de Fisioterapia.  O evento contou com a presença da reitora, Lady Sakay, da vice-reitora, Janne Marques, do presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, além de servidores, professores e estudantes.

20151106 182616A coordenadora, Sávia Herrera, explica que a piscina é um recurso importante para a formação dos acadêmicos e para a estruturação do curso. “Ela é fundamental no processo de aprendizagem das técnicas de hidroterapia. Com a nova piscina também estaremos cumprindo uma recomendação do Conselho Estadual de Educação e certamente, na próxima visita dos conselheiros, teremos uma avaliação ainda melhor”.

Mais de 70 estudantes farão uso da piscina nas aulas de hidroterapia, nos atendimentos a pacientes e nos projetos de extensão. Segundo a

Piscina Fiso Prof Saviaprofessora Florence Germaine Tible, responsável pelo Projeto de Extensão em Hidroterapia, a piscina terapêutica é uma ferramenta importante porque permite ao paciente desenvolver movimentos que, normalmente, ele não conseguiria em outros ambientes.

“A ausência da gravidade e a flutuação auxiliam as pessoas com dificuldades a realizar certos tipos de movimentos, como pessoas com patologias ortopédicas e neurológicas, por exemplo. O aquecimento da água facilita o relaxamento do corpo, e nesse ambiente é possível atender várias patologias e também realizar atendimentos de forma preventiva”. Há duas semanas o Projeto de Extensão começou os atendimentos a um grupo de gestantes, duas vezes por semana.

As obras para substituição do aquecedor e reconstituição da piscina começaram em abril do ano passado.  De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o investimento foi de quase 18 mil reais. “Gostaríamos que o espaço estivesse pronto há mais tempo, mas diante dos trâmites administrativos e licitatórios de Piscina fisio direcaouma instituição pública isso não foi possível. Mas temos certeza do compromisso dos coordenadores, da Fundação e da Reitoria, em aparelhar melhor a nossa instituição e com isso também melhorar também a qualidade do ensino”, ressaltou o presidente.

Conforme a reitora da Instituição, Lady Sakay, “é uma atividade importante principalmente para aproximar o conhecimento teórico da prática. É um espaço a ser explorado também no campo da pesquisa aplicado à área da fisioterapia”.

Os estudantes também reforçam a relevância da nova piscina no processo de ensino-aprendizagem Piscina Fisio Homenagense no atendimento à comunidade. “Será possível ampliar a capacidade de atendimento à população, que terá maior acesso aos benefícios da hidroterapia. Para nós, acadêmicos, será válido para aprimorar nosso conhecimento na área”, friza o acadêmico Lucas Sousa Rocha, do 7º período.

Durante a cerimônia de reinauguração, a coordenação fez homenagens a professores e servidores. Também foi exibido um vídeo com imagens de momentos históricos da Clínica que, em 2015, completa 10 anos.

Clínica Escola

Piscina Clinica Escola FisioA Clínica Escola de Fisioterapia é um centro de referência em atendimentos fisioterapêuticos em Gurupi e região. Presta serviços gratuitos em diversas áreas da fisioterapia desde agosto de 2005. Anualmente cerca de 7 mil pacientes recebem atendimentos nas áreas de  traumatortopedia, reumatologia, desportiva, neurologia, neuropediatria, uroginecologia, cardiorrespiratória, saúde pública e dermatofuncional, terapia manual, posturologia.

A Clínica Escola de Fisioterapia está localizada na Rua 10, entre as Avenidas Guanabara e Rio de Janeiro, Centro.