Congresso da Saúde: vencedores do Concurso de Painéis são premiados

30 de Outubro de 2015

Na noite de ontem, 29, no encerramento do I Congresso Interdisciplinar da Saúde do Centro Universitário UnirG foram premiados os melhores trabalhos inscritos no Concurso de Painéis em três categorias: Epidemiologia; Relato de caso e Ensaios Clínicos.

Congresso Saude PremiacaoOs 147 painéis aceitos foram avaliados conforme a relevância do trabalho, profundidade da análise, adequação metodológica à abordagem escolhida, originalidade e abordagem do tema, coerência no desenvolvimento e na organização do texto.

Um dos destaques do concurso foram os trabalhos desenvolvidos por meio de Ligas Acadêmicas. Alunos de Fisioterapia, por exemplo, conquistaram os três prêmios na categoria Epidemiologia. “A partir dos estudos desenvolvidos na Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva começamos a ter maior interesse pela pesquisa. É uma experiência importante para nossa formação e que servirá também para a nossa atuação profissional”, disse a acadêmica Mirna Querido, do 7º período.

Os trabalhos apresentados pela Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva (Lagafi)  foram orientados pelo professor Geovane Rossone e começaram a ser desenvolvidos em 2014. São eles: Infecção relacionada ao uso de cateter venoso em Unidade de Terapia Intensiva; Perda de força muscular durante permanência na Unidade de Terapia Intensiva; e Estudo comparativo da Incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica entre pacientes sob o uso de umidificador aquecido e filtro trocador de calor e umidade. Na categoria Epidemiologia houve empate na primeira colocação.

IMG-20151030-WA0006"No curso de Fisioterapia todos os trabalhos de conclusão de curso são no formato de artigo. Há quatro anos fomos os primeiros a adotar esta mudança e, desde então, a produção científica cresceu significativamente. Todos os trabalhos premiados foram sobre Terapia Intensiva, um dos pontos fortes do curso", avaliou a coordenadora do curso de Fisioterapia, Sávia Herrera.

De acordo com o professor Rodrigo Disconzi, membro da Comissão Científica do evento, “foi surpreendente a quantidade e a qualidade dos trabalhos inscritos no concurso. A comissão avaliadora ficou satisfeita com o empenho dos alunos envolvidos e confirmou a importância do papel das Ligas Acadêmicas no estímulo a pesquisa”.

Para a presidente do congresso, professora Juliana Dias Pinheiro, o congresso proporcionou maior integração entre os cursos, o que foi IMG-20151030-WA0007evidenciado também no concurso de painéis. “Alguns trabalhos premiados tiveram a participação de alunos e professores de diferentes cursos, o que enriqueceu a qualidade dos estudos e integração entre docentes e discentes”, disse.

Os três melhores painéis de cada categoria receberam um certificado de trabalho destaque que foram entregues pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, João Bartholomeu Neto.

Todos os trabalhos aceitos serão publicados na forma de resumos simples, na Revista Amazônia Science & Health.

Confira a lista completa de trabalhos premiados clicando aqui