Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
30 de Outubro de 2015
Na última noite do I Congresso Interdisciplinar da Saúde dois importantes temas para acadêmicos e profissionais da área da saúde estiveram em evidência: Qualidade de Vida e Humanização. Palestras com especialistas da área encerraram a programação do evento, que começou terça, 27, e terminou ontem, 29, com cerca de 1.400 inscritos.
A professora do Ceulp/Ulbra, Drª Erika da Silva Maciel, falou sobre Atividade Física e Saúde na promoção da Qualidade de Vida. “Entre os fatores interferem na qualidade de vida está o estresse, que altera o sistema nervoso, endócrino e imunológico do indivíduo, afeta relacionamentos, e traz outros prejuízos. Para evitar as doenças é necessária a mudança de comportamentos”.
Humanização: uma essência nos serviços em saúde foi o tema abordado pela mestranda em Psicologia e professora da UnirG, Larissa Queiroz Azevedo de Aquino. Segundo ela, “o papel do profissional da saúde é promover saúde. A humanização contribui para a melhor recuperação do paciente e auxilia no processo de enfrentamento. Mas para isso seja uma realidade é necessária a melhoria nas estruturas, empenho dos profissionais e uma reformulação dos métodos de trabalho junto aos pacientes”.
Para os estudantes inscritos no evento, os assuntos discutidos durante os três dias foram válidos e trouxeram novos conhecimentos. “Participar de um congresso desse porte serve para enriquecer a nossa formação e ampliar a visão sobre os assuntos. É uma experiência importante para quem está se preparando para o mercado de trabalho”, disse a acadêmica Edna Pinheiro, do 7º período do curso de Psicologia.
Segundo a presidente do congresso, professora Juliana Dias Pinheiro, o I congresso voltado para a área da saúde do Centro Universitário UnirG teve saldo positivo. “Tivemos uma ótima participação de acadêmicos e professores em todo o evento, o que mostra que o congresso foi bem aceito por toda a classe acadêmica, gerando integração entre os cursos. Esperamos que novos eventos como este ocorram nos próximos anos e que possam ser cada vez melhores”.
As atividades da noite foram encerradas com a entrega da premiação dos trabalhos inscritos no Concurso de Painéis em três categorias: Epidemiologia; Relato de caso e Ensaios Clínicos