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30 de Outubro de 2015
Essa semana os alunos dos cursos da licenciatura do Centro Universitário UnirG participaram de uma capacitação promovida pelo Projeto Formação Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva da Instituição (Prodocência). As aulas foram ministradas pela professora Ms. Adriana Terra.
Na ocasião foi criado um caderno com instruções para aplicação do Fluxograma de Ajudas Técnicas. O projeto busca o compromisso de cumprir orientações das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
De acordo com a professora Ms. Adriana Terra a ação contou com a participação de 33 participantes, dentre eles professores supervisores e estudantes dos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/UnirG).
“A ideia é instrumentalizar os acadêmicos para que apliquem o fluxograma em estudos de caso de alunos com necessidades educacionais, matriculados em escolas do ensino regular nas turmas que atuam os bolsistas do Pibid. O conhecimento sobre a aplicação das técnicas permitirá um atendimento especializado, possibilitando a maximização do ajuste escolar de alunos com necessidades educacionais especiais”, explicou Terra.
O caderno conterá orientações sobre ajudas técnicas que facilitam a aprendizagem dos acadêmicos sobre: recursos pedagógicos adaptados; adaptadores manuais; informática; mobiliário adaptado; mobilidade e recursos para comunicação alternativa.
Além da professora Adriana Terra, entre os presentes na capacitação estava também a coordenadora adjunta do Prodocência, professora doutoranda Wellitania Oliveira e o coordenador do Pibid/UnirG, professor Saulo di Silva Oliveira.