Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
29 de Outubro de 2015
Estudantes e professores da UnirG participaram de três palestras na noite de ontem, 28, no segundo dia de atividades do I Congresso Interdisciplinar da Saúde do Centro Universitário UnirG.
O doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e professor adjunto da Universidade de Brasília, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, falou sobre Políticas Públicas.
Pucca fez um panorama do Sistema Único de Saúde (SUS), pontuando seus princípios, níveis de assistência e as mudanças sociais que, com o passar dos anos, têm desafiado o bom funcionamento do Sistema. “Nos últimos 60 anos a expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas a qualidade de vida das pessoas não tem crescido da mesma forma. As mudanças demográficas foram rápidas, mas o Sistema de Saúde não se adequou como deveria”.
O professor ressaltou ainda que todos os profissionais devem conhecer o Sistema. “Mesmo que já atua ou pensa em trabalhar somente na rede privada deve saber que direta, ou indiretamente, está participando do Sistema Único de Saúde. O SUS é parte da vida de todos nós”.
Em seguida, o médico anestesista Eduardo Saavedra Sanchez, falou sobre Prevenção da dor Neuropática e o atendimento multidisciplinar a pacientes com dores crônicas somáticas. “O acompanhamento de fisioterapeutas, neurologistas e psicólogos tem auxiliado na minimização da dor, que gera muito incômodo aos pacientes”, disse.
A noite de palestras foi encerrada pelo enfermeiro do trabalho, e mestrando do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Felipe de Oliveira Rossone. Ele abordou o tema Acidente de Trabalho: o psicossocial como fator de risco.
De acordo com Rossone, “até pouco tempo as organizações tratavam com descaso os fatores psicossociais relacionados ao trabalho porque não se percebia como eles afetavam a lucratividade das empresas. Hoje é importante conhecer os fatores psicossociais, como estresse, fadiga mental e física e evitar que eles tornem-se acidentes de trabalho”.
Hoje, 29, às 19h, a mestranda em Psicologia e professora da UnirG, Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, irá falar sobre Humanização: uma essência nos serviços em saúde.
Em seguida, a professora do Ceulp/Ulbra, Drª Erika da Silva Maciel, ministrará palestra sobre Atividade Física e Saúde na promoção da Qualidade de Vida.
Haverá ainda a premiação dos trabalhos apresentados no Concurso de Paineis. Confira a programação completa do evento no site congressointerdisciplinar.unirg.edu.br