Saúde pública e do trabalhador foram temas da segunda noite do Congresso da Saúde

29 de Outubro de 2015

Estudantes e professores da UnirG participaram de três palestras na noite de ontem, 28, no segundo dia de atividades do I Congresso Interdisciplinar da Saúde do Centro Universitário UnirG.

20151028 201218O doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e professor adjunto da Universidade de Brasília, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, falou sobre Políticas Públicas.

Pucca fez um panorama do Sistema Único de Saúde (SUS), pontuando seus princípios, níveis de assistência e as mudanças sociais que, com o passar dos anos, têm desafiado o bom funcionamento do Sistema. “Nos últimos 60 anos a expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas a qualidade de vida das pessoas não tem crescido da mesma forma. As mudanças demográficas foram rápidas, mas o Sistema de Saúde não se adequou como deveria”.

O professor ressaltou ainda que todos os profissionais devem conhecer o Sistema. “Mesmo que já atua ou pensa em trabalhar somente na rede privada deve saber que direta, ou indiretamente, está participando do Sistema Único de Saúde. O SUS é parte da vida de todos nós”.

Palestrante Dor NociceptivaEm seguida, o médico anestesista Eduardo Saavedra Sanchez, falou sobre  Prevenção da dor Neuropática e o atendimento multidisciplinar a pacientes com dores crônicas somáticas. “O acompanhamento de fisioterapeutas, neurologistas e psicólogos tem auxiliado na minimização da dor, que gera muito incômodo aos pacientes”, disse.

A noite de palestras foi encerrada pelo enfermeiro do trabalho, e mestrando do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Felipe de Oliveira Rossone. Ele abordou o tema Acidente de Trabalho: o psicossocial como fator de risco.

20151028 212415De acordo com Rossone, “até pouco tempo as organizações tratavam com descaso os fatores psicossociais relacionados ao trabalho porque não se percebia como eles afetavam a lucratividade das empresas. Hoje é importante conhecer os fatores psicossociais, como estresse, fadiga mental e física e evitar que eles tornem-se acidentes de trabalho”.

Hoje, 29, às 19h, a mestranda em Psicologia e professora da UnirG, Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, irá falar sobre Humanização: uma essência nos serviços em saúde.

Em seguida, a professora do Ceulp/Ulbra, Drª Erika da Silva Maciel, ministrará palestra sobre Atividade Física e Saúde na promoção da Qualidade de Vida.

Haverá ainda a premiação dos trabalhos apresentados no Concurso de Paineis. Confira a programação completa do evento no site congressointerdisciplinar.unirg.edu.br