Painéis são apresentados no Congresso da Saúde

28 de Outubro de 2015

Na tarde de hoje, 28, foram apresentados os 147 trabalhos científicos no Concurso de Painéis, do I Congresso Interdisciplinar da Saúde, do Centro Universitário UnirG. As áreas temáticas abordadas foram: Epidemiologia, Relato de Caso e Ensaios Clínicos.

“Estamos satisfeitos com o andamento das apresentações. O número e a qualidade dos trabalhos superaram a nossa DSC 1324expectativa, com participação de alunos que vão desde os períodos iniciais aos concluintes. Grande parte dos painéis é vinculada às ligas acadêmicas”, frisou o responsável pela comissão científica do Congresso, o professor Me. Rodrigo Disconzi.

marianaO professor relata que o propósito é incentivar a produção científica no ambiente universitário. “O estudante realiza a elaboração, montagem e apresentação do trabalho, com a defesa oral. Assim adquirem experiências de como se portar na mostra dos dados realizada em grandes congressos”, completou Disconzi.

Mariana Melo Souza, do 4º período de Medicina foi uma das participantes. O resumo apresentado por ela foi elaborado em parceria com outros cinco estudantes e destaca o Conhecimento sobre HPV entre acadêmicas de graduação de Medicina.

“O trabalho foi realizado com aplicação de questionários a estudantes de Medicina, para avaliar o conhecimento sobre essa doença que é a mais frequente transmitida sexualmente. Esse conhecimento é necessário para que se tenha capacidade de fazer orientações sobre o assunto”, disse a estudante.

Andreia Rangel Soares, do 9º período de Enfermagem, apresentou o trabalho que fez com um grupo de estudantes da Liga Acadêmica de Fisioterapia Intensiva (Ligafi), Estudo comparativo da incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica entre pacientes sob o uso de umidificadortrabalhos 2 aquecido e filtro trocador de calor e umidade.

Esse foi o primeiro trabalho que eu apresentei e foi muito importante para adquirir experiência, pois a intensão é produzir mais trabalhos científicos e participar de outros congressos aqui no Tocantins e fora do Estado”, disse Soares.

Sobre o resumo a estudante destacou: “A pneumonia associada à ventilação mecânica tem uma porcentagem alta em pacientes de UTI. A nossa pesquisa constatou que entre os aparelhos estudados, otrabalhos mais recomendado é o filtro de trocadores de calor e umidade (HME), por manter o aquecimento e umidificação mais próximos do fisiológico”, frisou ela.

Os três melhores painéis de cada categoria receberão certificados de trabalhos destaques, na noite de encerramento, amanhã, 29, Paláciu's Real, em Gurupi.

O Congresso da Saúde será realizado até esta quinta-feira, com palestras, workshops e oficinas.

Outras informações no site congressointerdisciplinar.unirg.edu.br.

Fotos: Luiz Guilherme Brito (Ascom/UnirG)