Laonco promove campanha de Doação de Medula Óssea

26 de Outubro de 2015

Com o tema Doe pelo amor e não pela dor, a Liga Acadêmica de Oncologia do curso de Medicina da UnirG (Laonco), estará realizando nos próximos dias 28 e 29 o registro de cadastro de Medula Óssea. A campanha tem o apoio do Hemonúcleo do Tocantins (Hemoto) e integra a programação do I Congresso Interdisciplinar da Saúde do Centro Universitário UnirG.

logo laoncoDe acordo com a estudante do 6º período de Medicina e diretora de pesquisa da Liga, Lays Marques, a ideia é sensibilizar a comunidade acadêmica para a doação. “Nosso objetivo é aumentar o número de doadores, pois a leucemia é um dos tipos de câncer que mais causa mortalidade infantil. Nós podemos mudar esse dado, evitando a doença por meio das doações”, alertou a acadêmica.

Para participar o doador deve ter entre 18 e 55 anos; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar neoplasia (câncer) hematológica (sangue) ou do sistema imunológico; apresentar documentos pessoais (RG e CPF), além do cartão do SUS.

O cadastro será para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), efetuado pelos funcionários do Hemoto. A ação será das 08h às 12h e das 14 às 17h, na sala 01, campus II, durante os dois dias.

.

Redome

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) foi criado em 1993, em São Paulo, para reunir informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. Desde 1998, é coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Rio de Janeiro. (*)

Com informações do site http://redome.inca.gov.br/ (*)