Aberto evento que destaca ciência e tecnologia em Gurupi

22 de Outubro de 2015

Oficinas, palestras e exposições compõem a I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi, que começou na tarde de hoje, 22, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). O evento é realizado pelo projeto Inova Gurupi, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, em parceria com Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), IFTO, e Sebrae.

IMG 20151022 164603291O propósito do evento é aproximar a ciência da comunidade local, com atividades promovidas por alunos e professores do IFTO (Gurupi e Formoso do Araguaia), UFT e UnirG.

“A expectativa é que, com a integração das instituições, possamos nos conhecer enquanto Academia e nos fortalecer a partir das nossas capacidades formativas, conquistando mais expressão em termos profissionais, no Estado e no País”, disse a vice-coordenadora do projeto Inova Gurupi e professora da UnirG, Adriana Terra.

Umas das oficinas realizadas no primeiro dia do evento foi Gravidez na Adolescência, promovida por estudantes do 8º período de Enfermagem da UnirG. “A oficina é voltada para o público adolescente que estuda o Ensino Médio, com o objetivo de conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a gestação nessa fase da vida. Há muitos casos de abandono do estudo por causa desse problema”, disse a acadêmica Poliana Gama.

Durante a noite haverá diversas oficinas dentre as quais a de Montagem de ponte de macarrão, do curso de Engenharia Civil; Poema e Poesia, do Pibid/UnirG; a mesa redonda publicoGestão de empresas públicas e privadas par ao fomento do desenvolvimento regional, do curso de Administração e Cyberjuris: rede social e estudantes de Direito, do curso de Direito.

A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Lago/UnirG) está realizando durante a Semana, o III Ciclo de Palestras Outubro Rosa, com palestras e apresentações de pesquisas científicas. A liga expôs no local, a Árvore da Vida, parte da campanha de prevenção contra o câncer de mama. “O público participante é da área da saúde, que busca aumentar os conhecimentos sobre ginecologia e obstetrícia. São abordados assuntos como riscos de medicamentos para pacientes grávidas, parto normal, pré-natal, exames de citologia, dentre outros”, disse a presidente da Lago, Ana Carolina Traldi de Almeida.

Inova Gurupi

Durante a solenidade de abertura foram lançados o Inova Gurupi e os editais de incubadoras. O projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração demesa conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região. As ações são de curto, médio e longo prazo.

carrascaHouve apresentações culturais, dentre as quais da Atlética Carrasca do curso de Medicina da UnirG.

Participaram o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; a reitora do Centro Universitário UnirG, Drª Lady Sakay, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho; o coordenador do Inova Gurupi, Dr. Eduardo Erasmo, o reitor da UFT, Dr. Márcio da Silveira; o diretor geral do IFTO/Gurupi, Marcelo Alves Terra, representando o reitor Francisco Nairton do Nascimento; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Barcellos; o gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, José Carlos Bessa, o contador Cláudio Sampaio e o presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Wendel Gomides, dentre outras autoridades.

ladyO projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região.

“Esse lançamento é um marco para Gurupi. É uma honra participar desse momento histórico, que irá mudar a realidade do município e da região”, afirmou Lady Sakay.

Para o prefeito, a sociedade receberá benefícios diretos e indiretos. “É com muita alegria que três instituições se de ensino superior se unem para um mesmo projeto. Isso demonstra que estamos no caminho certo e nós não mediremos esforços para que o projeto seja um sucesso”, destacou Laurez Moreira.

O evento segue até amanhã, 23, das 8 às 12h e das 14 às 22h, com palestras, oficinas, workshops, exposições, atrações culturais, praça de alimentação e outros. Confira a programação completa aqui.