UnirG apresenta pesquisas em Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental

22 de Setembro de 2015

Quatro trabalhos realizados por acadêmicos, egressos e um professor dos cursos de Farmácia e Medicina do Centro Universitário UnirG foram aceitos na XXX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), o maior evento científico nacional nas áreas biomédicas básicas e aplicadas. O evento comemorativo de 30 anos da FeSBE foi realizado este mês na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP).

Trabalhos FesbeDe acordo com o Dr. Wataro Nelson Ogawa, professor da UnirG e orientador das pesquisas, o congresso ofereceu oportunidades de intercâmbio, riqueza de experiências e, sobretudo, conhecimento de ponta para os acadêmicos de graduação e pós-graduação transmitidos pelos mais renomados cientistas do Brasil.

“O nível dos trabalhos apresentados foi de excelente qualidade, uma vez que os resumos sofreram triagem na inscrição e, em alguns casos, os textos tiverem que ser corrigidos ou reescritos pelos pesquisadores. Nós, da UnirG, tivemos os trabalhos aceitos sem correções o que demonstra o rigor do trabalho feito aqui”, destaca o professor Ogawa. Uma das pesquisas não foi apresentada no Congresso, pois o acadêmico não pôde comparecer ao evento.

fesbeA Federação de Sociedades de Biologia Experimental congrega as Sociedades de Biologia Celular, Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular, Fisiologia, Farmacologia e Terapêutica Experimental, Imunologia, Investigação Clínica, Neurociências, Comportamento e Brazilian Research Association in Vision. O evento é uma versão brasileira do Experimental Biology, um dos mais importantes congressos científicos mundiais da área da Biologia que, em abril deste ano, contou com a participação de dois acadêmicos do curso de Medicina da UnirG.

“A FeSBE foi importante para me incentivar a continuar no mundo da pesquisa. O que vi lá abriu meus horizontes para novas possibilidades de pesquisas e estudos. Um evento assim deve sempre ser encorajado pela Instituição de Ensino, pois agrega conhecimento e reconhecimento por parte daqueles que lá estiveram”, disse o acadêmico de Medicina e expositor de um dos trabalhos, Vinicius Lamonier Melo.

Trabalhos Fesbe1Priscila Drudi, egressa do curso de Farmácia, também participou do evento e pretende cursar pós-graduação depois das experiências no campo da pesquisa. "Participar de um congresso dessa amplitude deu um novo ânimo e me fez refletir a respeito das novas metodologias e linhas de pesquisas que podem ser desenvolvidas na UnirG. É empolgante estar entre os detentores de tanto conhecimento e ainda  apresentar um trabalho científico levando o nome da UnirG, Instituição na qual me formei e que tenho tanto orgulho".

As descobertas proporcionadas pela atividade da pesquisa também são compartilhadas por Lhaura Pryscilla Sousa Oliveira, co-autora de um dos trabalhos. “Participar da FeSBE provocou um enorme contentamento. Apesar de sempre ter visto a área de pesquisa como um campo interessante, não imaginava que ela pudesse me proporcionar um leque tão grande de vivências e novidades. Estou mais certa e empolgada com as pesquisas. É uma experiência acadêmica e emocional que eu indicaria para qualquer aluno”.

Os trabalhos selecionados foram:

1) Estudo nociceptivo em ratos tratados com propiltiouracil

Wataro Nelson Ogawa (orientador) e Vinícius Gabriel Costa Lopes (acadêmico de Medicina). Expositor: Wataro Nelson Ogawa

2) Estresse e ansiedade em ratas tratadas com propiltiouracil

Vinicius Lamonier Melo (acadêmico de Medicina), Lhaura Pryscilla Sousa Oliveira (acadêmica de Medicina) e Wataro Nelson Ogawa (orientador). Expositor: Vinicius Lamonier Melo

3) Efeitos da polpa e do suco de noni (Morinda citrifolia L.) e da vitamina C em ratos submetidos a estresse por restrição de movimento.

Priscila Drudi dos Santos (egressa do curso de Farmácia), Halbannara Louyse de Pádua Teixeira (Farmacêutica), Waldir Rocha de Azevedo Neto (acadêmico de Medicina), Luana Araújo Lopes (acadêmica de Medicina) e Wataro Nelson Ogawa (orientador). Expositor: Priscila Drudi dos Santos

4) Ciclo estral de ratas tratadas com propiltiouracil

Vinícius Gabriel Costa Lopes (acadêmico de Medicina), Wataro Nelson Ogawa (orientador) - trabalho não apresentado