Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Oficinas de produção de tecnologias assistivas abordam deficiências visual e auditiva


11 de Setembro de 2015



O atendimento a alunos com cegueira, baixa visão e surdez foram temas de duas oficinas realizadas na manhã de hoje, 11, na abertura do Ciclo de Oficinas Produção de Tecnologias Assistivas. O ciclo segue até o dia 22, no Laboratório de Tecnologia Assistiva da UnirG (LabTau), no campus I da Instituição.

 

Oficina Tec Assistiva 1Participam das atividades acadêmicos dos cursos de Licenciaturas em Letras, Educação Física, Psicologia e Pedagogia da UnirG, além dos alunos de Artes Cênicas do Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia do Tocantins (IFTO). A abertura contou com a presença da reitora da UnirG, Lady Sakay, da coordenadora institucional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), Maria Wellitânia de Oliveira, da coordenadora do Life/UnirG, Adriana de Miranda Santiago Terra, além de professores dos cursos de graduação da UnirG.

 

A reitora da UnirG, Lady Sakay, disse que “essa é uma ação que contribui com a formação de professores diferenciados, que possam atender pessoas com qualquer tipo de deficiência”.

 

Ainda segundo a reitora, a UnirG pretende fortalecer os cursos de licenciaturas com foco na produção de materiais, na pesquisa e extensão na área de tecnologia assistiva.  “Ao atender bem uma pessoa com deficiência, o professor também terá condição de atender com qualidade todos os alunos, por isso é importante o investimento na formação docente. Será um profissional proativo, com criatividade, que percebe as particularidades de cada estudante”, completou Sakay.

 

Para a acadêmica Vônia Lemos, do terceiro período do curso de Letras, “é de suma importância que a UnirG promova essas capacitações para que o acadêmico receba uma formação que o prepare para atender alunos com diferentes tipos de deficiência”.

 

Tec AssistivaA oficina sobre deficiência visual foi ministrada pela psicóloga  e especialista em Educação Tecnológica e Inclusiva, Mary Márcia Rodrigues de Oliveira, que coordena o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual da Secretaria de Educação do Tocantins. Oliveira falou sobre as necessidades das pessoas cegas ou com baixa visão e as ferramentas que podem ser utilizadas na escola para atender os estudantes.  .

 

A pedagoga Paola Regina Martins Bruno, ministrou a oficina sobre tecnologias assistivas para pessoas com deficiência auditiva, abordando os tipos de deficiência, a legislação, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ainda os recursos disponíveis. Paola é especialista em Educação Especial, professora intérprete no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoa com Surdez (CAS/SEDUC/TO) e intérprete de Libras, na Fundação Universidade do Tocantins. Atualmente exerce a função de Gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação.

 

O Ciclo de Oficinas é uma das metas do "Projeto Formação Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva do Centro Universitário UnirG", por meio do Prodocência. Outras oficinas sobre produção de tecnologias assistivas para pessoas com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Altas habilidades, Autismo, Paralisia Cerebral estão programadas para este mês.

 

Confirma a programação completa: 

 

Oficinas Produção de tec assistiva progr

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais