Professora da UnirG apresenta pesquisa em evento internacional sobre preconceito racial na escola

04 de Setembro de 2015

A professora do curso de Pedagogia da UnirG, Edna Maria Pinho,  está participando do VII Increa - Fórum Internacional de Inovação e Criatividade e II RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas,  que acontece entre os dias 03 e 05. Na noite de ontem, 03, ocorreu o lançamento do livro Projetos Criativos na Prática Pedagógica: Cantar e Encantar a aprendizagem, em que Pinho escreve um dos capítulos da obra. O evento está sendo realizado em Goiânia (GO).

edna pinhoDe acordo com a professora, seu capítulo trata sobre A escola de mãos dadas com as diferenças: uma experiência de criatividade e colaboração no Sul do Tocantins. “A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, em Gurupi, e conta a história da Escola, além de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido com o projeto interdisciplinar sobre preconceito racial”.

O projeto da escola foi implantado há mais de cinco anos e tem sido bem sucedido entre os estudantes. “Esse projeto faz com que os alunos percebam as diferenças de tratamento de etnia de cor. Nossa pesquisa mostra como a ideia é bem sucedida e tem obtido bons resultados, fazendo com que eles convivam de forma solidária respeitando as diferenças raciais”, acrescentou a professora.

Ainda durante o Fórum, na tarde de hoje, às 14h, Pinho fará uma participação na mesa de painel integrado  que tem como objetivo divulgar as pesquisas sobre escolas criativas desenvolvidas no Tocantins. “Vou coordenar as discussões de um grupo de três pesquisas, das oito que estão em desenvolvimento no Tocantins, sobre práticas criativas em escolas do nosso Estado”.

Edna Pinho é membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolasedna pinho livro Criativas e Inovadoras - TO/PPGE – Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas.

Participam do evento pesquisadores dos estados de Goiás, Tocantins, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso. Já os países participantes são: Brasil, Espanha e Colômbia.

Sobre o Evento

O VII Fórum Internacional de Inovação e Criatividade - INCREA e II Seminário de  Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC acontecem no CEPAE - Colégio de Aplicação da UFG, e de forma articulada discutem a temática geral: “Os  sentidos  da  educação  contemporânea: qual é o papel da escola e de seus sujeitos?”.

vii forumO intuito é promover, entre outros objetivos: a difusão do conhecimento, o intercâmbio entre escolas, o reconhecimento de boas práticas educativas, o fortalecimento de parceria nacionais e internacionais, e a ampliação das relações entre universidades, escolas, professores, pesquisadores e sociedade  impulsionando  a  articulação:  Investigação-Formação Inovação.

O Fórum é organizado pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Universidade de Barcelona – UB, Universidade Católica de Brasília – UCB, Universidade Federal do Tocantins – UFT e Universidade Regional de Blumenau – FURB.

(Foto: Arquivo pessoal - professora Edna ao meio com as pesquisadoras Kênia Paulino de Paraíso do Tocantins (E) e Maria José de Moraes de Palmas (D))