UnirG e Secretaria de Saúde de Gurupi debatem parcerias voltadas para atenção básica

02 de Setembro de 2015

Na tarde de hoje, 02, o Centro Universitário UnirG e a Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma reunião, no campus II, para estabelecer parcerias por meio de extensão, voltadas para o atendimento na atenção básica.

IMG-20150902-WA0012Participaram do encontro, a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, o pró-reitor de Graduação e Extensão, Drº Marcos Gontijo; a vice-reitora, Janne Marques, os coordenadores de cursos; a secretária de saúde do município, Sueli Aguiar e os coordenadores dos programas do município.

“O encontro proporcionou o conhecimento de todos os programas e projetos do município para viabilizar parcerias e estreitar relação, por meio de disciplinas práticas, estágios e complementação de formação voltadas para a atenção básica”, disse a reitora.

Conforme a responsável pelo setor de Planejamento da Saúde, Lorena Gonçalves, foram apresentados os seguintes programas: Atenção Básica, Saúde da Criança, Adulto e Adolescente, idoso, Saúde Bucal, Programas Especiais, Programa da Mulher, Saúde do Trabalhador, Imunização, Dengue, Fisioterapia, Leishmaniose, Samu, Capes, Educação e Saúde, Planejamento e Hanseníase, dentre outros.

Segundo o pró-reitor, a UnirG está se adequando às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para serem implantadas nas escolas de ensino superior no Brasil. “Umas dessas metas é a curricularização da extensão, onde 10% da carga horária dos cursos deverão estar inseridas em projetos de extensão, que deverão estar dentro dos planos de disciplina dos professores e nos estágios curriculares dos cursos”, disse Gontijo.

“Essa é uma parceria importante e a nossa ideia é conhecer os campos de estágios para melhor capacitar os nossos alunos, inserindo-os no ambiente do SUS, no perfil da atenção básica, atendendo o que prevê o PNE”, acrescentou o pró-reitor.

Para Sueli Aguiar é um sonho firmar essa parceria com a UnirG. “Pois irá beneficiar principalmente a comunidade, além dos profissionais e estudantes. Estamos com as melhoresIMG 20150902 153326706 expectativas possíveis e engajados para obter os melhores resultados”, frisou a secretária.

Para a coordenadora do Programa da Saúde da Mulher, Vanilza Cardoso, os alunos supervisionados pelos professores poderão contribuir na prevenção. “Nós atendemos um público jovem que manifesta resistência na adesão ao programa e com a participação dos estudantes, realizando palestras e promovendo a mobilização, esse quadro pode melhorar significativamente. Será uma parceria excelente”, disse a coordenadora.

A diretora de Atenção à Saúde, Adriana Prado, relata que conscientizar é o grande desafio da saúde pública. “O nosso objetivo principal é tratar as pessoas saudáveis para que não adoeçam e, a UnirG fortalecerá todos os nossos programas, envolvendo todos os cursos. Essa parceria da saúde com a educação é um ato histórico em Gurupi e estamos à disposição para o que precisar”, frisou a diretora.

De acordo a reitora o próximo passo será reunir com todas as coordenações dos projetos e programas para viabilizar as atividades, previstas para começarem ainda neste semestre.

20150902 153147