UnirG comemora Dia do Profissional de Educação Físico, 1º de setembro

01 de Setembro de 2015

A coordenação do curso de Educação Física da UnirG reuniu na noite de ontem, 31,  alunos, professores, autoridades local  e representantes da Instituição no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc)  para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro. Na ocasião foi ministrada uma palestra voltada ao mercado de trabalho do profissional.

evento E.FDando abertura a programação, o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado pelo grupo do Coral Tocanto da Casa de Cultura da UnirG, entre outras músicas.

Entre os presentes estavam a reitora, Drª Lady Sakay, vice-reitora, Me. Janne Marques, presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, João Bartholomeu Neto, Secretário Municipal de Juventude e Esporte, Sérgio Vieira Marques (Soró), presidente da evento E.F 2Associação de Professores Universitários de Gurupi (Apug), Gil Correia, coordenadora do curso de Educação Física, Eliana Farencena, gerente operacional do Sesi/Senai em Gurupi, Núbia Almeida.

A reitora parabenizou os estudantes e ressaltou a importância do profissional para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. “O Educador Físico é necessário em todas as faixas etárias da vida, desde a infância até a terceira idade. Cada vez mais deve se fazer presente, ocupando seu espaço, para que as pessoas valorizem ainda mais o profissional”, disse Sakay.

E.F LadySávio Barbalho também destacou o profissional e lembrou os egressos da UnirG  que ocupam o mercado de trabalho. “Os nossos profissionais têm sido importante no mercado de trabalho, o campo de atuação é amplo, e tem feito à diferença não só em Gurupi. Parabenizo a todos pelo dia, a sociedade necessita de profissionais que cuidam da nossa saúde”, ressaltou o presidente.

Palestra

Após os pronunciamentos teve início a palestra O Profissional em Educação Física: Conquistas e Desafios no Mercado de Trabalho ministrada pelos professores Drª Érika Maciel, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, Me João Bartholomeu Neto.

A Drª Érika Maciel destacou sobre a atuação do Educador físico e a inserção do profissional nos diversos campos de trabalho, principalmente, na área da saúde. “Devemos ficar atentos para não perdermos as oportunidades no espaço na saúde, que muitas vezes é ocupado por outros profissionais. Existe a demanda e o Caps reconhece nossa profissão na área da saúde. Porém poucas ações são pontuais para cobrar essa regulamentação, que exige atendimento interdisciplinar no Núcleo de Apoio da Saúde da Família”.

Já o Me João Bartholomeu Neto abordou o histórico da formação e as tendências e perspectivas do profissional.  “O mercado de trabalho vem evoluindo muito rápido e é preciso que oE.F sávio aluno tenha visão dessa transformação de crescimento profissional, para buscar compreender o contexto atual, se adaptar e entender a importância de se ter um bom planejamento”.

Para finalizar a coordenadora do curso, Eliana Farencena, disse que a regulamentação da profissão é recente, 1998, e muitas conquistas ainda têm para se conseguir. “A sociedade vem enxergando e valorizando nosso papel, independente da área de atuação.
Nosso papel é provocar a mudança de comportamento de atos mais saudáveis nas pessoas. Esse é o momento de comemorar também com diálogo sobre o mercado de trabalho, principalmente, regional, além de ouvir pessoas que vêm contribuir com a formação”.

coral E.FA programação segue hoje, a partir das 17h, com várias atividades esportivas que serão desenvolvidas no Parque Mutuca. Avaliação Física; Estações de jogos e brincadeiras; Dança/Ginástica; Aulão de Ritmos; Zumba; Circuito de treinamento; Capoeira; Tênis Adaptado, além de brinquedos infláveis, homenagens a profissionais que fazem parte da história da Educação Física da cidade e show com cantor Presley Jorge.

As ações são promovidas pela UnirG, em parceria com o Sesc/Sesi e Secretaria Municipal da Juventude e Esportes de Gurupi.