Professor de Administração e estudante de pós-graduação da UnirG apresentarão trabalho em congresso no Paraná

31 de Agosto de 2015

De 21 a 23 de outubro, o professor do curso de Administração, Me Augusto Rezende e a estudante da pós-graduação em Agronegócios, do Centro Universitário UnirG, Jaqueline Boni, irão apresentar trabalho científico no X Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAGRO), em Ponta Grossa/PR. O artigo aprovado para o evento é Tecnologia da Informação x Piscicultura: Um estudo com produtores da microrregião de Gurupi-TO.

ÍndiceO artigo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por Boni em 2014, quando se graduou em Administração na UnirG. Ela relatou que o material é composto por levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com 10 piscicultores devidamente ativos em produção no município de Gurupi.

Conforme o professor Augusto Rezende dentre os objetivos da pesquisa encontram-se em caracterizar a gestão das propriedades e identificar a aceitação e utilização das tecnologias computacionais junto aos piscicultores.

Rezende destacou que a Tecnologia da Informação é fundamental para a gestão dos negócios. “O agronegócio é caracterizado por uma crescente concorrência no mercado, por isso as empresas desse setor necessitam de ferramentas de gerenciamento de informações para garantir a continuidade dos seus negócios”, afirmou ele.

Boni mencionou que foi possível conhecer o perfil do público estudado, com as informações socioeconômicas adquiridas por meio de questionário. “Parte dos piscicultores fazem anotações de controles de estoque de ração e, há uma baixa influência de órgãos e instituições relacionadas à atividade com orientações técnicas”, disse.

A pesquisadora acrescentou que “quanto ao conhecimento tecnológico 70% dos piscicultores possuem acesso a computador, mas não utilizam para a atividade, porém têm apoio de membros da família que possuem domínio em informática indicando uma suposta aceitação tecnológica”.

Quanto aos resultados da pesquisa, Rezende explica que o indicativo é de que os piscicultores se importam com o estoque. “Pois o estoque é o maior influenciador na produção e obtenção de melhor qualidade do peixe. O piscicultor não utiliza o computador para atividade, mas foi diagnosticado que estão predispostos a uma suposta aceitação dessa modernização para a gestão da atividade na propriedade”.

O artigo completo será disponibilizado online após a realização do evento.

O Congresso

O X SBIAGRO terá como tema central o Uso de VANTs e Sensores para Avanços no Agronegócio. O congresso contará com palestras, mesas-redondas, workshops ministrados por importantes palestrantes nacionais e internacionais. Os trabalhos serão apresentados nas formas - oral e pôster. Haverá também saídas de campo.