Acadêmicos participam das provas esportivas do Cidadão Universitário

15 de Agosto de 2015

Com muito entrosamento as equipes formadas por calouros e veteranos animaram o primeiro dia das provas esportivas do projeto Cidadão Universitário da UnirG. As competições começaram na manhã de hoje, 15, e seguem até amanhã, no complexo Sesi/Senai de Gurupi.

1 natA primeira modalidade a competir foi natação. Enquanto os atletas buscavam a vitória, do lado de fora da piscina as equipes disputavam na animação. Antes do inicio das provas, o estudante do 1º período de Educação Física, Geovani Costa, estava determinado a vencer. “Apesar de não praticar natação e de não ter me preparado vou competir e espero bons resultados”, disse.2 nat

Na natação a equipe com maior pontuação foi a do curso de Fisioterapia, com 700 pontos. As demais equipes foram pontuadas com 50 pontos por participação sendo o segundo lugar para Direito (matutino) com 450 pontos; em terceiro Educação Física, com 500 pontos; em quarta colocação Engenharia Civil (noturno), com 200; em quinto, Medicina com 200 pontos e em sexto, Engenharia Civil (matutino), com 100 pontos.

Após o encerramento da prova de natação começaram as modalidades de voleibol e futsal que seguem durante toda tarde. O encerramento dos jogos está previsto para amanhã. Os times dos cursos de Engenharia Civil (noturno) e Direito (matutino) foram os primeiros a disputar no futsal (masculino).

O evento contou com a presença da reitora Lady Sakay. “Esse é um momento de muita integração entre os calouros, veteranos e a comunidade externa por meio das provas desenvolvidas. O mais importante é que a UnirG prioriza o trote solidário em substituição ao trote violento”, destacou a reitora.

A caloura de Direito, Jéssica Alves Gomes, mostrou adesão ao projeto. “É maravilhoso participar desse projeto tão legal, que nos proporciona além de muita integração, nos permite ajudar a comunidade mais necessitada. Eu estou fazendo a minha parte, já fui doar sangue e realizei o meu cadastro no banco de medula óssea”,2 vol afirmou a estudante.

O projeto

O Cidadão Universitário segue até o dia 28 com um cronograma recheado de atividades que envolvem provas sociais, esportivas, culturais e outras.

Para as provas sociais destacam as arrecadações de alimentos não perecíveis, brinquedos e livros. Além de doação de sangue e cadastro no banco de medula óssea que ocorrem até o dia 26.

Os alimentos arrecadados serão doados a entidades beneficentes de Gurupi, atendidas pelo Mesa Brasil, projeto social do Sesc e parceiro do Cidadão.

A coleta de sangue e o cadastro no banco de medula óssea são feitos no Hemonúcleo de Gurupi, na rua 01, entre as avenidas Ceará e Pernambuco. O horário de funcionamento é das 7h às 11h.

Já os brinquedos que forem doados devem estar em perfeito estado de funcionamento (para brinquedos eletrônicos), e os demais devem estar em bom estado de conservação. A entrega é feita no3 vol DCE, campus II.

A prova cultural e a eleição do Garoto UnirG e Garota UnirG serão no próximo sábado, 22, a partir das 19h, na Feira da Amizade, ao lado do Centro Cultural Mauro Cunha. Haverá apresentações artísticas de música e dança.

O último desafio da competição e a novidade da edição, é o circuito de bikes, marcado para as 16h, do dia 28, com a concentração em frente ao Centro Administrativo da UnirG.

Os vencedores do Cidadão serão conhecidos na festa de encerramento no dia 28, às 23h no Tijuana Pub. A equipe campeã levará 01 TV de 40”. O segundo lugar será premiado com 01 bicicleta e o terceiro colocado, com 01 tablet.

A comissão organizadora é composta pela Reitoria, Assessoria de Comunicação da UnirG e pelo Diretório Central dos Estudantes da UnirG  (DCE).