UnirG participa de conferência sobre Educação, em Palmas

04 de Agosto de 2015

Professores e acadêmicos dos cursos da área da Educação do Centro Universitário UnirG, participaram na manhã desta segunda-feira, 03, em Palmas, de conferência ministrada pelo professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Demerval Saviani, que abordou “Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: implicações para a União, Estados e Municípios”. Os participantes são dos cursos de Letras, Pedagogia e Educação Física.

Sem títuloDe acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Sandra de Cássia, Saviani contextualizou sobre o histórico de lutas que perpassa o Plano Nacional de Educação (PNE). “O plano educacional é o instrumento que visa introduzir racionalidade na prática educativa como condição para se superar as improvisações, que são o oposto da educação sistematizada e de sua organização na forma de sistema. Ele falou também sobre sua aprovação e enfatizou a necessidade de se fortalecer o magistério”, disse a coordenadora.

Para a professora Alaíde de Miranda Santiago “participar da palestra foi uma oportunidade de começar o semestre com os horizontes ampliados, ressaltando que sua exposição sobre o PNE e a necessidade da criação do Sistema Nacional de Educação para fortalecer a qualidade da educação pública brasileira proporcionou uma reflexão única sobre o contexto atual”, disse Santiago.

Na oportunidade os participantes assistiram também uma defesa de dissertação de mestrado, com banca composta pelo professor Saviani.

Dermeval Saviani

O professor atua nas áreas de teorias da educação, história da educação, política educacional e formação docente. Dentre suas publicações, destacam: Escola e democracia; História das ideias pedagógicas no Brasil; A pedagogia no Brasil: história e teoria e PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC.