Pesquisa: professores da UnirG publicam artigo em revista internacional

04 de Agosto de 2015

A Revista Andaluza de Medicina del Deporte publicou um artigo  produzido por docentes do Centro Universitário UnirG em parceria com professores da Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O trabalho “Efeitos do treinamento sensório-motor de membros inferiores em idosos sedentários como parte de sua autonomia funcional” foi desenvolvido pelos professores da UnirG, Adriana Barbosa Rezende, Eduardo Fernandes de Miranda, Sávia Herrera, Geovane Rossone Reis e as egressas do curso de Fisioterapia Hallyne Souza Ramalho e Joana Darc Borges da Silva.

O estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos do treinamento sensório-motor sobre os níveis de autonomia funcional de idosos sedentários.

A coleta de dados foi realizada no Circuito de Avaliação e Desenvolvimento da Marcha, do Equilíbrio e do Condicionamento Físico em Idosos, com pessoas cadastrados no Programa de Atividade Física e Reabilitação para Autonomia dos Idosos da UnirG (Proafir).

A pesquisa foi realizada durante o mestrado da professora do curso de Fisioterapia Adriana Arruda.

“A publicação de artigo científico é o elemento mais importante para divulgar o conhecimento técnico-científico adquirido durante uma pesquisa importante. Esta revista é indexada em base internacional, sendo um periódico de ótima classificação, o que valoriza a divulgação deste trabalho e demonstra o mérito de uma pesquisa realizada com qualidade”, afirma a professora Adriana.

A Revista Andaluza de Medicina del Deporte é uma publicação do Centro Andaluz de Medicina do Deporte (CAMD) e reúne pesquisas relacionadas a atividade física, esporte e saúde.  A publicação foi fundada em 2008 e é trimestral.

Para ler o artigo completo clique aqui