Saúde do trabalhador: servidores da UnirG serão vacinados contra a gripe

30 de Julho de 2015

A próxima quarta-feira, 05, será o dia D de vacinação contra a gripe na UnirG. Serão imunizados professores, servidores do quadro técnico-administrativo e estagiários, em uma campanha que visa proteger os trabalhadores da Instituição de três subtipos do vírus influenza (popularmente conhecido como gripe): Califórnia 7/ 2009 (H1N1); Perth 16/2009 (H3N2) e Brisbane 60/2008.  O lançamento da campanha será no campus I, às 08h. Na oportunidade também serão entregues veículos adquiridos pela UnirG com recursos próprios e convênios.

Vacinacao InfluenzaSegundo o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, “esta é uma iniciativa que visa proteger o servidor, seus colegas de trabalho e, consequentemente, a comunidade, de uma doença comum, mas que pode afastar o colaborador das suas funções por determinados períodos”.

Ainda de acordo com Barbalho, esta já é uma prática adotada por outras instituições como Tribunais de IMG 4377Justiça, CNPq, Ordem dos Advogados, além de empresas privadas.

Em 2014 cerca de 80 servidores da UnirG foram imunizados em uma campanha que priorizou os colaboradores que trabalhavam em setores com maior fluxo de atendimento ao público. Já para este ano foram adquiridas 718 doses da vacina, com um investimento de R$ 17 mil.

“A imunização é um importante ganho para o trabalhador e desejamos que se torne uma política institucional, como forma de ampliar a proteção à saúde dos nossos funcionários”, destaca o presidente.

As pessoas que já tiverem o cartão de vacina deverão apresentá-lo no ato da vacinação.

Orientações

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas. São três tipos: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Já o vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo que o primeiro é causador de grandes pandemias.

O tipo A é classificado em subtipos e alguns deles, como o A (H1N1) e A(H3N2), circulam em humanos. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações.

Segundo o coordenador de estágio do curso de Medicina da UnirG, Dr. Marcos Herrera, infecções bacterianas como pneumonia ou sinusite, além de outras doenças, podem surgir em decorrência da gripe. Por isso é importante adotar hábitos que possam evitar a contaminação.

“A única forma de se prevenir é lavando bem as mãos e tomando a vacina, que é produzida todos os anos baseada nos vírus mais frequentes. Ela aumentará  a produção de anticorpos que, se não forem capazes de evitar totalmente a infecção, vão evitar situações mais graves, pois já teremos uma imunidade parcial”, frisa Herrera.

Confira a entrevista com Dr. Marcos Herrera sobre a gripe, suas características e formas de prevenção.

Entrevista Dr Marcos Herrera corrigida

Com informações do Ministério da Saúde (saude.gov.br)