Gurupi sediará o VIII Congresso Tocantinense de Cardiologia

20 de Julho de 2015

Em agosto, Gurupi será palco para um dos encontros mais esperados da área da saúde no Estado. Nos dias 21 e 22 será realizado o VIII Congresso Tocantinense de Cardiologia que contará com a presença de palestrantes do Tocantins, Minas Gerais São Paulo e de Goiás. O evento será no Palaciu’s Real Eventos.

Para participar o interessado deve acessar o site http://www.congressocardio-to.com.br/ para fazer a inscrição, ao custo de R$ 50 para acadêmico e para profissionais da saúde. O Congresso é voltado para os médicos, mas profissionais da saúde também podem se inscrever na palestra Eletrocardiograma em Sete Passos, ministrada pelos doutores Bruno Toscani e Thiago Librelon da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O presidente do Congresso e coordenador de estágio de Medicina na UnirG, Marcos Herrera, revela que esse é o segundo ano que Gurupi sedia o evento. Em 2005 foi a última vez que o Congresso foi realizado na cidade.

Na ocasião, o professor irá ministrar a palestra Estratégia de Adesão e Manutenção do Tratamento Cardiovascular. A abordagem do tema será sobre o motivo que cerca de 40% dos pacientes abandonam os tratamentos. “As causas variam desde não aceitar a doença até o fato dos efeitos colaterais que os medicamentos causam nos pacientes. É importante que o médico explique a importância do uso crônico da medicação para a eficácia do tratamento”, destacou Herrera.

Outro professor da UnirG também será um dos palestrantes, Drº Maurício Cavalcante, que abordará sobre Teste Ergométrico e participará da mesa redonda da estratificação de risco não invasiva. Casos clínicos serão apresentados e comentados pelos médicos presentes.

A Drª Marcélia Oliveira, é egressa da UnirG e também ministrará sobre Diabetes – Aspectos práticos do TTO ambulatorial e hospitalar. Para saber mais sobre os demais palestrantes e conferir a programação do evento acesse o site http://www.congressocardio-to.com.br/programacao/

A Fundação e Centro Universitário UnirG estão apoiando o evento, assim como também a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Tocantinense de Cardiologia, Liga Acadêmica do Coração da UnirG (LCor), entre outras.

O Palaciu’s Real Eventos está localizado na rua 03 entre ruas I e J setor Engenheiro Waldir Lins I, Gurupi/TO.

O Congresso

O Congresso surgiu da parceria da Sociedade Tocantinense de Cardiologia com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Trata-se do maior evento da área no estado, que tem como principais objetivos a atualização científica dos cardiologistas, clínicos gerais e acadêmicos, bem como proporcionar um intercâmbio de informações e uma troca de conhecimento dos participantes. A estimativa dos organizadores dessa edição é a presença de mais de 400 congressistas. Ano passado, o evento foi realizado em Palmas.