Inova Gurupi alinha-se a novas propostas do Ministro Roberto Mangabeira Unger

02 de Julho de 2015

Na última terça-feira, 30, Gurupi recebeu a visita do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger e do Governador do Tocantins, Marcelo Miranda. Representantes da UnirG estiveram presentes. O Prefeito Laurez Moreira também participou do encontro que ocorreu na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Gurupi.

autoridades ministroEstiveram na visita o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho,  reitora Drª Lady Sakay, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Ms.c. João Bartholomeu Neto, diretora da DCT&I, Drª Nelita Bessa, coordenador de estágio de Educação Física, Me. Jackson Carlos da Silva e a coordenadora de Comunicação Social/Jornalismo, Catarina Muniz.

Na oportunidade, além de conhecer a região o Ministro apresentou as diretrizes para o Desenvolvimento do Estado de Tocantins.

Segundo Mangabeira, as principais áreas a serem exploradas são: “a Educação, Agronegócio/Logística e Industrialização, mas que nãolady ministro seja o modelo paulista do século passado. O Tocantins tem suas vantagens competitivas em relação à sua posição geográfica dotada de riqueza natural”, enfatizou o Ministro.

A equipe que lidera o projeto Inova Gurupi – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável aproveitou a ocasião para apresenta-lo ao Ministro. A equipe é formada pelos professores Dr° Eduardo Andrea Lemus, da UFT, Me. Adriana Terra e Me. Augusto Rezende, ambos da UnirG.

De acordo com a vice coordenadora do Inova Gurupi Me. Adriana Terra, o objetivo do projeto está alinhado com as áreas estratégicas de desenvolvimento do Governo Federal: “A ideia é promover a integração do Governo com a academia e área empresarial para promoção do desenvolvimento regional. No Município, o Inova Gurupi tem a relação destes atores locais e com isso será criado o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, relatou.

Terra acrescentou ainda que o prefeito Laurez Moreira e demais autoridades políticas, tem criado toda a estrutura legal para sustentar as atividades no Sistema. “Outra ação já garantida também do prefeito foi o aporte de recursos para iniciar as ações do Projeto”.

savio ministroA reitora ressaltou que a presença do Governador e do Ministro veio ao encontro das propostas que a UnirG. junto com os parceiros, vêm desenvolvendo com o Inova Gurupi.  “Nesse sentido a adesão ao projeto e ao Conselho de Gestores Interinstitucional das Instituições de Ensino Superior públicas de Gurupi caminham no sentido de colocar nossa cidade em destaque nas iniciativas que envolvem  ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, por meio da educação”, disse Lady Sakay.

Sávio Barbalho concordou com a reitora e destacou ainda que a UnirG está no caminho certo em prol do desenvolvimento regional. “Esse momento confirmou que a direção que estamos adotando está em sintonia com o Governo Federal. As palavras do Ministro ressaltaram a importância de incrementar as práticas voltadas a inovações empreendedoras com investimentos também na formação educacional”, avaliou o presidente.

Inova Gurupi

O Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT/Gurupi), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO/Gurupi), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, Sebrae e outros segmentos da área empresarial desenvolverão as ações do Inova Gurupi.

Em 2014, o projeto foi vencedor da etapa nacional da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Brasília. O prêmio tem como objetivo incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda de gestão municipal a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.

O papel da  UnirG no projeto é desenvolver sob a coordenação de professores os subprojetos de: gestores ministro

- Alfabetização Científica (Catarina Muniz): Iniciação científica de crianças matriculadas em turmas do ciclo de alfabetização em escolas públicas do Município. Esta atividade acontecerá nos laboratórios das três Instituições de Ensino Superior (IES) de Gurupi.

- Educação Empreendedora/Inovação (Ma. Patrícia Pinheiro): Em parceria com o Sebrae que possui reconhecida experiência na área será ofertada a Disciplina de Empreendedorismo, como curso de extensão nas três IES do Município. O objetivo é promover mobilidade e flexibilidade curricular dos alunos entre as três Instituições. Na perspectiva transdisciplinar, além da disciplina de empreendedorismo será ofertada a disciplina de Propriedade Intelectual.

- Implantação/Implementação de Habitats de Inovação (Karin Anne Margaridi): será implantada no Centro Universitário UnirG uma Incubadora de Base Mista; uma Plataforma de Inovação no IFTO e implementada na UFT a Incubadora de Biotecnologia. A implementação destas três incubadoras permitirá a implantação do Parque Tecnológico de Gurupi.

(Fotos: Daniel Junior - Ascom/UnirG)