UnirG participa de Encontro de Conselhos Municipais de Educação

23 de Junho de 2015

Está sendo realizado hoje, 23, o Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), organizado pela coordenação geral do órgão no Tocantins. O Centro Universitário UnirG é parceiro do evento e está representado pela reitora, Drª Lady Sakay, e pela professora Me. Adriana de Miranda Santiago Terra. O encontro está sendo realizado no auditório do Sesc.

Encontro Uncme LadyA solenidade de abertura contou com a presença de representantes dos municípios de Araguaína, Arraias, Gurupi, Palmas, Palmeirópolis, Porto Nacional, Divinópólis, Lageado e Recursolândia.

A reitora da UnirG, Lady Sakay, destacou o apoio da Instituição na realização do evento. “Estamos de portas abertas para contribuir com todas as iniciativas que tenham como foco a evolução e o fortalecimento da educação. Nós precisamos e merecemos uma educação de qualidade no País”.

Segundo Marilsa Coelho de Sousa, coordenadora estadual da Uncme-TO, o encontro é um cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação. “Os municípios participantes dos debates terão melhores condições de adequar os currículos conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, o que é uma determinação do Ministério da Educação”, disse.

Palestra

Encontro Uncme PalestranteA primeira palestra da manhã foi realizada por Walter José Mathias Junior, Procurador da República de Gurupi, que falou sobre o programa MPEduc (Ministério Público pela Educação).

O MPEduc é um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público dos Estados. O objetivo é  estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros.

Segundo o procurador, “a educação não costuma ser um tema prioritário na rotina dos procuradores e promotores. Por isso o MPEduc vem colocar em pauta os aspectos que necessitam ser melhorados e vai trabalhar para que a população possa ter acesso a serviços educacionais de qualidade”.

O projeto já funciona em algumas cidades do Tocantins. Na região sul do Estado, o MPEduc deve começar a ser implementado a  partir de agosto, priorizando as escolas Encontro Uncmecom menores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nessas unidades será feito um diagnóstico da educação, a partir da coleta de informações junto a gestores, servidores, conselhos municipais, pais e alunos, por meio de audiências públicas.

“Serão feitas recomendações aos gestores municipais e aos secretários municipais de educação para que os problemas encontrados sejam resolvidos. O Ministério público irá acompanhar o andamento das ações e se, após seis meses, as adequações não forem realizadas poderão ser propostas medidas judiciais e extrajudiciais para a solução das demandas”, explicou o procurador.

Ainda nesta manhã, a reitora da UnirG, Lady Sakay irá falar sobre o tema Currículo: Base Nacional Comum, e a professora Adriana irá discorrer sobre O Papel do Conselho Municipal de Educação na efetivação do Currículo  no Sistema Municipal de Ensino.

À tarde a programação segue com a apresentação da Ciranda pela Educação e a eleição da diretoria da Uncme-TO.

O evento conta com o apoio do Centro Universitário UnirG; Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo Meio Ambiente de Gurupi; Uncme Nacional; Undime – TO; Ministério Público Federal; Sintet Regional Sul do Tocantins e Instituto Brasileiro de Educação Corporativa - IBEDuC.