IES públicas se unem em prol do desenvolvimento econômico da região sul do Estado

22 de Junho de 2015

Na última sexta-feira, 19, representantes do Centro Universitário UnirG,  Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) se reuniram com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, para a assinatura do decreto que irá oficializar o início do projeto Inova Gurupi – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito.

inova1Estiveram presentes, a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, presidente da Fundação, Sávio Barbalho, vice-reitora, Janne Marques, diretor do campus da UFT/Gurupi, Eduardo Erasmo, secretário municipal de administração, Gutierres Torquato, representantes do IFTO, entre outros.

A equipe que lidera o projeto é formada pelos professores Eduardo Erasmo (UFT), Adriana Terra (UnirG) e Augusto Rezende (UnirG).

Segundo a professora Adriana Terra, a ideia do projeto é transformar o município de Gurupi em polo de inovação e pesquisa na região sul do Estado do Tocantins. “O Inova Gurupi irá promover o desenvolvimento econômico e social com a implantação de incubadoras de empresas, implementação da educação empresarial na educação básica e ensino superior, além da alfabetização científica”, ressaltou a professora.

Eduardo Erasmo define o momento como um marco para o desenvolvimento real não só para Gurupi, mas para a região. “Desde quando o prefeito era deputado federal ele se empenhou para buscar apoio para o projeto, que hoje é vitorioso nacionalmente. O Inova Gurupi servirá de exemplo para toda a região que reúne as três instituições de ensino superior públicas do sul do Tocantins que irão colaborar com o desenvolvimento das empresas. A capital da amizade também será a capital da inovação e do empreendedorismo”, destacou.

A reitoria da UnirG Drª Lady Sakay, completou ainda que o projeto “surge da convergência das três IES públicas que estão em Gurupi com intuito de integrar a academia com a comunidade em prol do compromisso social, econômico, tecnologia e inovação para a região”.

O presidente Sávio Barbalho ressaltou que "a tendência é que Gurupi siga o exemplo de outras experiências positivas no âmbito nacional, fortalecendo a economia local einova2 promovendo o desenvolvimento regional. A iniciativa é extremamente louvável, demonstrando visão do gestor municipal".

O prefeito agradeceu a ideia e disse que irá se empenhar para o sucesso do projeto. “O que depender de mim estarei à disposição, pois não podemos ter tantos doutores e mestres em Gurupi e não integra-los com a administração do município, já que eles conhecem o caminho para buscar o desenvolvimento para a cidade. Nós podemos ser referência em qualquer área, só depende dos nossos pesquisadores para mudar nossa história”, ressaltou Moreira.

Na ocasião também foi assinado o decreto para a criação do Conselho de Reitores e Diretores de Instituições de Ensino Superior do Sul do Tocantins. Dois representantes de cada Instituição serão indicados pelos gestores de cada IES. O objetivo do conselho é discutir política educacional da região.

Premiação

Em 2014, o Inova Gurupi foi o projeto vencedor da etapa nacional da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Brasília. O prêmio tem como objetivo incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda de gestão municipal a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Fotos: (Daniel Júnior)