Curso de Letras realiza VI Sarau de Cultura Brasileira

22 de Junho de 2015

Elementos eruditos e populares teceram a colcha de retalhos de tradições culturais no VI Sarau de Cultura Brasileira, realizado na última sexta no campus I da UnirG. O evento é organizado anualmente pelo curso de Letras do Centro Universitário UnirG, em parceria com a Casa de Cultura da Instituição.

Sarau BalletA proposta do Sarau nasceu da disciplina Cultura Brasileira, ministrada pela professora Me. Maria Wellitania de Oliveira. “O evento é uma atividade prática com a participação dos acadêmicos, que busca destacar a diversidade da nossa cultura, as raízes e a nossa identidade”.

Sarau reitoriaNa abertura do evento, a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, enalteceu a necessidade de ampliar a difusão da cultura entre os acadêmicos. “Acreditamos que vamos ter um terreno fértil para que os projetos que já existem possam ser estendidos a mais cursos e possamos manter viva a chama cultural na nossa Instituição”, disse.

“Esta é uma noite que dignifica as nossas tradições, a nossa cultura, e mostra a riqueza do nosso povo”, frisou a coordenadora do curso de Letras, Deice Joceliane Pomblum.

Sarau CoralO Coral Tocanto abriu as apresentações da noite, sob a regência de Moisés Ribeiro, seguido do Guetu (Grupo de Teatro da UnirG), que encenou a “A Farsa da Boa Preguiça”, de Ariano Suassuna, dirigido por Cristiano Cabral.

Houve ainda a apresentação do grupo de Ballet da Casa de Cultura, do músico Paulo Albuquerque, além da Orquestra Jovem de Cordas do Projeto Ciranda das Artes, regido por Jhonata Araújo.

Sarau Teatro

Para a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, a parceria com o curso de Letras tem sido satisfatória. “O Sarau é uma oportunidade de mostrar as habilidades e talentos para a comunidade e promover a nossa cultura”. A Casa de Cultura participa do evento pelo segundo ano consecutivo.

Segundo o acadêmico Wanderson Pereira, do 4º período de Letras, a realização do Sarau foi um grande aprendizado. “Estudar a cultura brasileira amplia a nossa visão, passamos a respeitar as tradições das outras pessoas e a entender como as nossas raízes são formadas de partes da cultura de outros povos. É uma oportunidade de conhecer melhor o que somos e de onde viemos”, explicou.

Fotos: Daniel Júnior