UnirG participa da Agenda Cidadã promovida pelo TCE

26 de Maio de 2015

Representantes da Fundação e Centro Universitário UnirG estiveram presentes no Programa Agenda Cidadã, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). Durante todo o dia os participantes terão uma programação repleta de palestras técnicas e atendimentos aos prefeitos, vereadores e servidores. O evento ocorreu no anfiteatro da Universdidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi.

tce1O objetivo do Programa Agenda Cidadã é aproximar o Tribunal da sociedade e dos jurisdicionados. Gurupi é o quarto município a sediar o programa.

O presidente e conselheiro do TCE/TO, Manoel Pires Santos, declarou sua satisfação na promoção do encontro. “Nossa missão aqui é tirar todas as dúvidas e promover discussões que reservamos para esse dia, e mostrarmos de perto nossa responsabilidade. Esse é nosso objetivo, aproximar e tentar sanar as dúvidas apresentadas”, relatou.

Participam do evento o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a reitora,  Lady Sakay,  a diretora administrativa etce savio financeira, Danielle Mesquita, o procurador jurídico, Valdivino Passos, além de gestores dos departamentos da Controladoria, Controle Interno, Compras e Licitação.

Para Sávio Barbalho, o contato entre a Instituição e o TCE é prioritário. “Antes do Tribunal de Contas ser um órgão punitivo, ele auxilia a fazer a gestão pública correta, por isso priorizo todas as atividades e vejo como uma oportunidade de aproximação”, disse Barbalho.

tce2Conforme Lady Sakay, é importante a UnirG estar presente para conhecer o processo de acompanhamento e controle que o TCE realiza. “A Academia precisa saber os parâmetros e a forma que a lei é exercida, para que possa agir conforme as diretrizes pertinentes ao órgão”, disse a reitora.

O anfitrião do evento, prefeito Laurez Moreira, agradeceu a presença de todos e avaliou a importância da aproximação do TCE. “O Tribunal tem nos ajudado sempre com suas orientações e fiscalizações com intuito de melhorar nossa gestão, com maior seriedade e respeito ao nosso município. Hoje temos uma nova realidade, pois zelamos do dinheiro público e estamos03 investindo em melhorias para nossa comunidade”, afirmou.

Nesta regional, o programa abrange 25 municípios: Gurupi, Aliança, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Cristalândia, Crixás, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pium Sandolândia, Santa Rita, São Salvador, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã.

O último encontro regional será promovido em Dianópolis nesta quinta-feira, 28. A Agenda Cidadã já foi realizada também em Araguaína, Guaraí e Miracema.