UnirG participa de Audiência Pública Estadual de Educação

13 de Maio de 2015

Representantes de setores da área da Educação do Tocantins participam desde ontem, 12, da Audiência Pública Estadual que irá aprovar o Plano Estadual da Educação (PEE). A UnirG está sendo representada pela reitora, Lady Sakay, e pelo alunos Juliano Leandro Gomes, do 8º período de Pedagogia, e Adelaine Pinto Xavier, do curso de Direito. O evento segue até amanhã, 14, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

Audiencia Publica Educacao 1O PEE traz as diretrizes para o setor para os próximos 10 anos. Na Audiência Pública estão sendo discutidas as metas, estratégias e ações aliadas ao Plano Nacional da Educação a serem contempladas no documento.

O PEE trata de sete eixos principais: o primeiro e o segundo traçam as metas e diretrizes para a educação básica; o terceiro, da diversidade, contemplando a educação do campo, educação de jovens e adultos, indígena, educação prisional, educação ambiental e educação em direitos humanos. O quarto eixo aborda a educação profissional, superior e tecnológica; o quinto eixo é dedicado a formação, valorização e carreira; o sexto trata da gestão democrática e qualidade da educação e sétimo eixo sobre financiamento da educação.

“Entre os principais temas em pauta na área do ensino superior estão a ampliação do acesso ao ensino de qualidade, além da expansão da capacitação dos profissionais que atuam no setor, especialmente da pós-graduação strictu sensu”, afirma a reitora Lady Sakai. Representantes de todas as instituições de ensino superior do Estado participam do evento.

Para o estudante Juliano Leandro Gomes, o encontro é muito importante para a construção e a implementação da educação de qualidade no Tocantins. “É uma grande oportunidade participar dessa Audiência, pois os resultados das discussões serão visualizados pela sociedade nos próximos anos. São temas muito importantes, como financiamento do ensino, capacitação do corpo docente e fomento nas áreas da pesquisa e extensão, entre outros assuntos”, disse.

Audiencia Publica Educacao PalmasApós a votação do Plano na Audiência Pública, o documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para possíveis adequações e, posteriormente, será transformado em Projeto de Lei a ser votado na Assembleia Legislativa.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite de ontem, com a presença do Secretário Estadual de Educação, Adão Francisco de Oliveira e uma palestra com Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, coordenador geral do Fórum Nacional de Educação, sobre “Regime de colaboração a partir da responsabilidade com a educação pública de qualidade social”.

Segundo a Secretaria da Educação do Tocantins, cerca de 400 pessoas participam do evento. Os delegados foram escolhidos nas audiências públicas realizadas nas 13 Diretorias Regionais de Educação*.

*Com informações da Secretaria da Educação do Tocantins  (http://www.seduc.to.gov.br/seduc)